A dragagem do canal externo da baía da Babitonga, usado para acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá, terá o desassoreamento de áreas adicionais para prolongar a vida útil do trabalho. São as chamadas “armadilhas”, áreas que vão passar por dragagem e vão ajudar a controlar o fluxo das águas, colaborando na “contenção” da movimentação de partículas e reduzindo o acúmulo de sedimentos no canal principal.
Continua depois da publicidade
Confira imagens
A ordem de serviço de autorização do aprofundamento e alargamento do canal externo foi concedida nesta semana, com previsão do início dos trabalhos até dezembro. A dragagem vai permitir a passagem de cargueiros de maior porte para Itapoá e São Francisco do Sul. O trabalho tem previsão contratual de durar 13 meses, mas o Porto de São Francisco do Sul, contratante da dragagem, busca a redução do prazo. O investimento será de R$ 333 milhões, incluindo a fiscalização.
As armadilhas de sedimentos serão instaladas em dois pontos, com duas delas ao Norte (interna e externa ao canal) e a outra no Leste. Dos 12,6 milhões de metros cúbicos que serão removidos com a dragagem, em torno de 2,5 milhão terão remoção na área das armadilhas. A metade do volume total de sedimentos a passarem pela dragagem vão para o alargamento de praias de Itapoá.
À espera de licitação, novo sistema de transporte coletivo em Joinville não sai do papel
Continua depois da publicidade
Usina que vai “eliminar” 110 toneladas de lixo por dia será inaugurada em SC
Por que ferrovia é considerada “espinha dorsal” do sistema ferroviário de SC
Após auditoria, TCE quer plano de ação sobre recomendações para a saúde em Joinville
Joinville terá de detalhar estimativa de mais passageiros com futuro sistema de ônibus
Nova concessão de rodovia federal em SC poderá ser fatiada
Cidade de SC prepara contratação de ponte de quase 500 metros, em “nova” rota
















