O Tribunal de Contas do Estado determinou à prefeitura de Joinville e à Secretaria de Estado da Saúde a elaboração de plano de ação para atendimento de uma série de recomendações sobre a saúde pública no município. A decisão foi tomada após auditoria sobre o atendimento de urgência e emergência do Hospital Municipal São José e os custos de manutenção da unidade hospitalar. O procedimento foi iniciado em 2023, com os resultados da avaliação publicados nesta semana.

Continua depois da publicidade

Na lista de recomendações do TCE à Secretaria de Saúde de Joinville e à prefeitura, está a busca de soluções para que o atendimento no pronto-socorro no São José seja para os casos de urgência e emergência, com os pacientes de menor risco sendo atendidos na porta de entrada “apropriada”, ou seja, na demais unidades de saúde. O tribunal recomendou maior “fortalecimento” da saúde primária, com, se for caso, contratação de mais profissionais e ampliação da estrutura de atendimento – o que reduziria a busca pelo pronto-socorro do hospital.

Foi indicado ao hospital que faça uma pesquisa sobre os motivos pelos quais o pronto-socorro tem tamanha demanda, em detrimento das unidades básicas de saúde. O tema de recursos foi avaliado pelo TCE. Uma das recomendações foi de buscar a revisão das pactuações do hospital, ou seja, de como é feita a participação dos demais governos (Estado e municípios, principalmente aqueles com mais de 1% das internações hospitalares no São José) no custeio das despesas. A revisão das pactuações também foi indicada à secretaria estadual de Saúde.

Houve recomendação de uso de software de gestão de custos de hospital e procedimentos envolvendo uso de salas cirúrgicas e marcação de consultas. A Secretaria de Estado de Saúde também teve orientação sobre a revisão da repactuação. A Diretoria de Atividades Especiais fará auditoria operacional para avaliar a “eficiência no dimensionamento dos recursos, investimentos e da infraestrutura da atenção primária” em Joinville.

Joinville terá de detalhar estimativa de mais passageiros com futuro sistema de ônibus

Continua depois da publicidade

Nova concessão de rodovia federal em SC poderá ser fatiada

Cidade de SC prepara contratação de ponte de quase 500 metros, em “nova” rota

Prefeitura de Joinville lança concurso público, com 155 vagas

Perto de entrar em operação, novo porto de SC terá foco na exportação

Cidade do litoral de SC suspende dragagem emergencial contratada em modelo inédito

O que o TCE apontou em licitação do ônibus em Joinville; edital não tem prazo para ser lançado