O Tribunal de Contas do Estado quer saber da prefeitura de Joinville mais detalhes sobre a projeção de aumento no número de passageiros no transporte coletivo a partir do sistema a ser implantado com a futura licitação. O questionamento faz parte da análise, pelo tribunal, da minuta do edital e demais documentos da concorrência dos ônibus. A série de orientações técnicas e recomendações do TCE serão respondidas pela prefeitura, ainda sem prazo estimado. Após a conclusão da avaliação pelo tribunal, o edital pode ser lançado.

Continua depois da publicidade

A solicitação do TCE é para que a prefeitura demonstre qual a metodologia empregada para a projeção de crescimento anual de 4,5% em passageiros totais e de 2,7% para passageiros equivalentes (o cálculo leva em conta que paga a tarifa integral e com desconto, proporcionalmente). No questionamento, é lembrado que houve queda anual entre 2012 e 2019 na movimentação de passageiros.

Ainda no mesmo tópico, há pedido de justificativa para a ausência de aspectos da projeção que possam levar pessoas que utilizam transporte individual a passar a usar os ônibus. Exemplos desses aspectos são o crescimento da população e melhorias operacionais previstas no novo sistema. Foi solicitada ainda justificativa para que não tenham sido apresentados cenários alternativos da demanda (“conservador/pessimista, base, otimista”).

Nova concessão de rodovia federal em SC poderá ser fatiada

Cidade de SC prepara contratação de ponte de quase 500 metros, em “nova” rota

Continua depois da publicidade

Prefeitura de Joinville lança concurso público, com 155 vagas

Perto de entrar em operação, novo porto de SC terá foco na exportação

Cidade do litoral de SC suspende dragagem emergencial contratada em modelo inédito

O que o TCE apontou em licitação do ônibus em Joinville; edital não tem prazo para ser lançado

Com alargamento de três praias perto de iniciar, cidade de SC já busca nova etapa para orla