A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias vai participar de série de reuniões na próxima semana em Brasília sobre o sistema ferroviário da região Sul com foco na manutenção do Tronco Sul, a ferrovia que a ligação de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul e o Paraná (e, consequentemente, com os demais Estados). O secretário Beto Martins considera a ferrovia a “espinha dorsal” do sistema ferroviário no Estado. “A ferrovia tem que permanecer ativa e fazer parte do projeto de desenvolvimento ferroviário no Sul. O que queremos é que a manutenção entre na renovação da concessão atual ou em eventual nova concessão”, diz o titular da SPAF.
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O Tronco Sul faz parte da Malha Sul, concedida à iniciativa privada em 1997, com contrato até 2027. Neste momento, está em discussão a prorrogação do contrato. Entre terça e quinta, a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, em conjunto com as secretarias correspondentes do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, terão reuniões com Ministério dos Transportes, DNIT, ANTT, entre outros, para discutir o futuro da Malha Sul e outros investimentos no setor ferroviário.
Os quatro Estados formaram grupo para tratar do tema, inclusive para a definição de ferrovia comum, a Ferrosul, com manutenção dos atuais ramais e abertura de novos segmentos. O Tronco Sul, que percorre Santa Catarina entre Mafra a Lages (e, a partir dessas cidades, para outros Estados) é considerado fundamental porque fará a conexão de futuras ferrovias com a malha nacional.
É o caso do ramal entre Chapecó e Correia Pinto, em fase de projetos. Atualmente, o Tronco Sul não tem operação: por isso a cobrança do governo de Santa Catarina para que seja utilizado ou conte com manutenção permanente para se manter com possibilidade de uso. O Tronco Sul faz a ligação com a ferrovia entre Mafra e São Francisco do Sul, em operação para o transporte de grãos para o porto.
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