A estimativa de os empregos até mais do que quintuplicarem em dez anos no setor portuário do complexo de São Francisco do Sul foi reafirmada no evento de autorização da dragagem no canal externo da baía da Babitonga. As estimativas apontem que o número de empregos no setor portuário, incluindo logística e outras atividades, pode passar de 8 mil para até 45 mil no intervalo de uma década. Além de investimentos em infraestrutura, novos portos e ampliações de operações em andamento estão previstos.

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O diretor-presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, faz a conexão da expectativa de geração de empregos com a dragagem, apontando a obra como “estruturante” para a logística de Santa Catarina. A busca de capacitação da mão-de-obra, em parceria com as prefeituras, também foi citada. As estimativas são de o número de empregos no setor portuário, incluindo logística e outras atividades, possa passar de 8 mil para 45 mil no intervalo de uma década.

“Vamos triplicar o número de empresas que atuam na área de logística”, afirmou Cleverton. A dragagem do canal externo, utilizado no acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá, vai permitir a passagem de cargueiros de maior porte. O aprofundamento do canal deve iniciar até dezembro, com conclusão no final de 2026. O investimento será de R$ 333 milhões.

Além da dragagem do canal, que vai permitir cargueiros de até 366 metros, o complexo portuário de São Francisco do Sul (do qual Itapoá faz parte) terá mais portos em operação. O Terminal de Granéis de Santa Catarina (TGSC) deve entrar em operação neste ano, em São Francisco do Sul. O porto da Coamo tem estimativa de início das obras em 2027. Há outros empreendimentos portuários em fase de preparação, como o Porto Brasil Sul e o Terminal Graneleiro Babitonga, por exemplo.

Há investimentos previstos também pelas operações em andamento, nos portos de São Francisco do Sul e Itapoá. Na região do complexo portuário de São Francisco, estão em funcionamento também o Terminal Gás Sul, de regaseificação de gás natural, e o Terminal de São Francisco do Sul (Tefran), que recebe petróleo em monoboia no mar envia para refinaria em Araucária por meio de oleoduto.

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