nsc
santa

Susto

Morador vai ao banheiro e se depara com cobra no vaso sanitário em SC

Animal foi retirado e devolvido à natureza em cidade do Alto Vale do Itajaí

16/11/2021 - 07h27 - Atualizada em: 16/11/2021 - 12h47

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Cobra estava escondida em vaso sanitário
Cobra estava escondida em vaso sanitário
(Foto: )

Uma cobra foi encontrada por um morador dentro do banheiro de um sítio, no Centro de Salete, no Alto Vale do Itajaí. A serpente estava no interior do vaso sanitário, mas não era peçonhenta. Ela foi retirada e devolvida à natureza.

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

O caso aconteceu na tarde de domingo (14). Kleiton Silveira, 36 anos, foi ao sítio com a família para aproveitar o feriado de Proclamação da República. Ele conta que tem o costume de limpar os cômodos antes de usá-los, já que a casa fica em desuso em boa parte do mês.

Quando foi fazer faxina no banheiro da área externa, perto da piscina, a surpresa: o animal estava dentro do vaso sanitário. O homem identificou que era uma cobra d’água e decidiu retirá-la e devolver à região de mata que existe ao redor do imóvel. Como há muitas pererecas no local, Kleiton acredita que a visitante tenha sido atraída por elas.

— A gente sabe que elas (cobras) só atacam se são atacadas e que são controladoras de pragas, por isso não quis matar. Acho que serve de alerta para quem tem sítio e criança, não vou deixar mais meu filho de três anos ir sozinho lá — avalia o morador de Salete.

> Cobras venenosas em Santa Catarina; saiba mais e quais os cuidados

Ele acredita que o réptil tenha entrado pela rede de esgoto, que é pouco utilizada, já que a tampa do vaso estava fechada. A cobra tinha cerca de um metro.

9 cobras comuns no Vale do Itajaí

A Bióloga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade da Furb, Camilla Spengler Waltrick, explica quais são as principais espécies encontradas na região do Vale do Itajaí, no entanto, nenhuma delas é exclusiva deste local. Ela explica ainda que a Jararaca, por exemplo, pode ser encontrada até na Bahia. Veja a lista:

Jararaca

Jararacuçu

Coral-verdadeira

Dormideira

Coral-falsa

Cobra d'água

Cobras-cipó

Caninana

Jararaca-falsa

Leia também

Relembre sucuri gigante já vista em Santa Catarina

​Cobra píton amarela é venenosa? Descubra tudo sobre a espécie

Cobra de jardim é venenosa? Conheça a espécie

Cobras venenosas em Santa Catarina; saiba mais e quais os cuidados

Relembre

Colunistas