Um grupo de moradores do bairro Vila Nova, em Joinville, realizou um protesto na manhã desta terça-feira (18) contra a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na entrada do binário do bairro, na zona Oeste da cidade. Com cartazes em mãos, eles interromperam o trânsito da rua São Firmino e fizeram a manifestação em frente ao terreno que receberá a obra.
Continua depois da publicidade
> Nova obra de esgoto volta a motivar polêmica em Joinville
Segundo o representante da Associação de Moradores do Alto da Rua 15 de Novembro (Amar), Sergio Kopsch, os moradores não são contra a instalação da estação de tratamento. No entanto, eles não concordam com o local da obra e sugerem à prefeitura um terreno na Estrada Arataca.
– A estação é muito importante para o bairro, só que a comunidade não quer naquela região por causa do mau cheiro, da desvalorização dos imóveis e por ficar na entrada do bairro, perto de condomínio, posto de saúde e escola – explica.
Continua depois da publicidade
Kopsch também afirmou que a prefeitura teria dito em 2010 que a construção da ETE Vila Nova seria feita na divisa entre os bairros Morro do Meio e Vila Nova, já que atenderia as duas comunidades. No entanto, em 2012, o município teria apresentado a ideia de instalar a estrutura na entrada do binário do Vila Nova.
– Desde então, estamos pedindo para mudar. No ano passado conversamos com o prefeito e tivemos a audiência pública com a Águas de Joinville, mas eles sempre vêm com o projeto alegando que não vai ter cheiro ou desvalorizar os imóveis – conta.
Em nota, a Companhia Águas de Joinville informou que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Vila Nova foi planejada com tecnologia moderna, que garante a eficiência no tratamento, sem provocar mau cheiro ou qualquer outro desconforto aos moradores da região.
Segundo a companhia, o projeto e o estudo de impacto de vizinhança foram avaliados e aprovados pelos órgãos competentes. A ETE terá investimento de R$ 21 milhões e vai atender 30 mil moradores do bairro.
Continua depois da publicidade
> Mudanças previstas para o trânsito de Joinville estão sem prazo para execução, diz prefeitura