nsc
an

Infraestrutura

Moradores do Vila Nova reclamam da falta de calçadas em Joinville

Os pedestres acabam precisando andar nas ciclovias

20/08/2021 - 11h16

Compartilhe

Isadora
Por Isadora Nolf
Trecho da rua XV de Novembro, no bairro Vila Nova
Trecho sem calçadas da Rua XV de Novembro, no bairro Vila Nova
(Foto: )

A falta de calçadas em vias importantes de Joinville tem sido uma reclamação de moradores da cidade. A Rua XV de Novembro, principal ponto de acesso ao bairro Vila Nova, Zona Oeste de Joinville, é um bom exemplo. 

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Ao longo da via, é comum encontrar longos trechos sem calçadas, com terra, buracos e pedras. Por isso, muitos pedrestes se veem obrigados a andar na ciclovia e, em muitos casos, diretamente na rua. 

Isso coloca tanto os pedestres quanto os motoristas em risco. Em entrevista à NSC TV, um morador relatou que, dias antes, testemunhou um acidente na via causado pela falta de calçadas. 

Rua XV de Novembro em Joinville
Trecho sem calçadas da Rua XV de Novembro, no bairro Vila Nova
(Foto: )

A situação piora em dias de chuva, quando os trechos ficam cobertos de lama ou até mesmo alagados. 

— Quando chove a gente tem que andar na pista ou andar na lama — conta Gerson, morador do Vila Nova há trinta anos. Ele explica que a situação das calçadas sempre foi assim e que a maior preocupação dos moradores é com crianças e pessoas com necessidades especiais.

> Rebaixamento do meio-fio terá nova polêmica em Joinville

Diante destas reclamações, a prefeitura informou que as calçadas são responsabilidades dos proprietários dos imóveis, que precisam registrar um pedido para a construção do meio-fio. Até o momento, não há pedidos registrados no Vila Nova. 

— Ao meu ver, como é uma rua principal, acho que a prefeitura ou a secretaria regional deveria fazer ênfase na cobrança com esses proprietários, porque é uma questão de segurança — apontou o morador.

Leia mais:

> Joinville lança editais para asfalto em 29 ruas; confira a lista

> Justiça mantém lei de Joinville sobre rebaixamento de meio-fio nas calçadas

Colunistas