Morreu em Florianópolis nesta sexta-feira (25) o artista plástico Tércio da Gama. A morte foi confirmada pela família. Tércio ficou conhecido como um representante do modernismo catarinense e teve destaque no cenário artístico do Estado.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com familiares, o pintor vinha tendo quadros de pneumonia e estava internado há um mês por água no pulmão, sem apresentar evolução no quadro. Ele morreu no Hospital SOS Cárdio, no Itacorubi, nesta sexta.
O velório será na Capela Vaticano, no Itacorubi, das 8h às 10h deste sábado (26). Segundo a família, Tércio da Gama será cremado.
Quem foi Tércio da Gama
Nascido em Florianópolis em 1933, Tércio da Gama era pintor autodidata. Ele foi um dos fundadores do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis (GAPF), ao lado artistas como Hiedy de Assis Corrêa, o Hassis, Meyer Filho, Pedro Paulo Vecchietti, Hugo Mund Júnior, Aldo Nunes, Thales Brognoli, Dimas Rosa e Rodrigo de Haro.
Continua depois da publicidade
Ele começou a pintar nos anos 1950, fazendo retratos, e tinha facilidade para desenhar. Apesar de ser da geração modernista, era contemporâneo, e continuou pintando ao longo das décadas.
Tércio era, além de pintor, auditor fiscal da Receita Federal aposentado. Recebeu diversos prêmios e fez exposições em vários estados e cidades brasileiras, incluindo o país vizinho, a Argentina.
A crítica e professora de Arte, Sandra Makowiecky, lamentou a perda de Tércio da Gama nas redes sociais.
“Um dos grandes nomes do modernismo em Santa Catarina, o artista Tércio da Gama. Tércio é filho de Florianópolis. Nasceu em julho de 1933 e iniciou a sua produção artística em 1958 de maneira autodidata. Aos familiares e à querida Neide, nosso abraço”, diz o post.
Continua depois da publicidade
Leia também
Artista de cidade pequena de SC que viajou o mundo com exposições inspira filme
De Florianópolis para o Louvre: artista de SC tem colagem selecionada para mostra em Paris

