Morreu, nesta segunda-feira (22), a primeira brasileira a vencer o Miss Universo, Ieda Maria Vargas. Aos 80 anos, ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arcanjo São Miguel, no Rio Grande do Sul. A causa da morte não foi divulgada. Com informações do g1.

Continua depois da publicidade

Ieda já havia se recuperado de um AVC sofrido quando tinha 55 anos, que a deixou com a memória e a fala comprometidas. Nascida em Porto Alegre, ela ficou viúva em 2009 e se mudou para Gramado.

Veja fotos

Coroada aos 18 anos

Ieda conquistou os títulos de Miss Brasil e Miss Universo em 1963, alcançando a coroa aos 18 anos, em Miami Beach nos Estados Unidos. Sua trajetória iniciou, conforme contou ao g1, quando foi eleita Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul aos 17 anos. A partir disso, sua carreira decolou, se tornando Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e Miss Universo.

Depois de passar a coroa para a grega Corinna Tsopei, em 1964, Ieda continuou vivendo em Miami por alguns anos, quando se casou com José Carlos Athanázio e teve dois filhos. Com o objetivo de ter uma vida mais reservada, ela voltou para Porto Alegre em 1968 e decidiu participar de alguns eventos como convidada.

Continua depois da publicidade