Morreu neste sábado (31) o Papa emérito Bento XVI, aos 95 anos, anunciou o Vaticano. As informações são do portal g1.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

No perfil de notícias do Vaticano no Twitter foi divulgada a nota de pesar: “É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”.

A saúde de Joseph Ratzinger vinha se debilitando nos últimos anos. O Vaticano havia dito em um comunicado que ele sofreu uma “piora” repentina de sua saúde e que sua condição estava “sob controle”, com atenção médica constante. O Papa Francisco chegou a pedir mais orações para o antecessor nos últimos dias.

Desde a renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, o teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano. Ele foi o primeiro Papa a renunciar em quase 600 anos.

Continua depois da publicidade

Carreira como teólogo*

Nascido em 1927, Joseph Ratzinger foi professor de Teologia durante 25 anos na Alemanha, antes de ser nomeado arcebispo de Munique.

Em seguida virou o guardião do dogma da Igreja Católica durante outros 25 anos em Roma. E foi eleito líder da instituição em abril de 2005, como sucessor do polonês João Paulo II.

Como principal nome da Igreja Católica defendeu uma linha conservadora em temas como aborto, homossexualidade e eutanásia.

Algumas de suas declarações provocaram confusão, sobre o islã, o uso de preservativo contra o HIV ou a excomunhão de quatro bispos fundamentalistas em 2009.

Continua depois da publicidade

Família do pequeno Pietro, que recebeu benção do Papa Francisco, faz ação social

Seu papado também foi marcado pelo vazamento em 2012 de documentos confidenciais (conhecidos como “Vatileaks”), planejado por seu mordomo.

O escândalo evidenciou que Cúria romana, a administração da Santa Sé, estava minada por uma rede de intrigas e pela falta de rigor financeiro.

No último vídeo de Bento XVI, divulgado pelo Vaticano em agosto por ocasião da tradicional visita dos novos cardeais, ele aparece magro e debilitado, com um aparelho auditivo, incapaz de falar, mas com olhos vivos.

Leia mais

Bento XVI está “muito doente”, diz papa Francisco

Catarinense é nomeado por Papa Francisco como cardeal ‘da Amazônia’

Destaques do NSC Total