O jornalista Renato José Ballok faleceu, aos 85 anos, na manhã desta quarta-feira (26). O radialista foi o primeiro apresentador do Jornal do Almoço em Joinville, no Norte de Santa Catarina. A causa da morte não foi divulgada pela família.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp

Considerado por muitos um ícone da rádio e televisão, Ballok era natural de São Francisco do Sul. Ele foi o primeiro apresentador do Jornal do Almoço em Joinville, em 1979. Por 15 anos, os joinvilenses puderam prestigiar o Ballok na televisão.

Veja fotos do comunicador

Em 2019, Ballok participou da edição comemorativa de 40 anos do Jornal do Almoço. A edição apresentou fatos históricos, campanhas e mobilizações que foram abraçadas pelo telejornal ao longo das quatro décadas.

Antes de ser afastado por problemas de saúde, o comunicador recentemente apresentava o “Toka Toka”, programa de música popular, horóscopo e informações variadas na rádio Colon.

Continua depois da publicidade

Não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento do radialista.

Quem foi Renato Ballok

O comunicador começou sua carreira como operador de som na rádio Difusora São Francisco, seguiu carreira e foi para a rádio Colon AM, onde ficou por mais de três décadas.

Roberto Szabunia, jornalista que passou pelo A Notícia, teve a oportunidade de conversar com o comunicador em 2009 e conhecer mais sobre a trajetória de Ballok. Durante a conversa, Ballok relembrou seu primeiro programa na rádio, o “Alô, Alô Trabalhador”, apresentado das 5h às 7h da manhã, quando acordava os francisquenses para o trabalho com boa música sertaneja.

O comunicador chegou em Joinville, em 1979, quando era inaugurada a TV Santa Catarina canal 5, uma iniciativa de um grupo de empresários joinvilenses, mais tarde pertencente ao grupo RBS. Durante 15 anos, Ballok fez sua carreira na televisão e, depois, migrou para o rádio, onde ficou até precisar ser afastado por problemas de saúde.

Luiz Veríssimo, jornalista e radialista, que trabalhou com Ballok na Rádio Colon FM, lamentou a morte do colega de profissão. 

Continua depois da publicidade

— Um colega gentil. Sempre cumpria a rota casa, rádio e visita a clientes. Nos anos 80 era reconhecido em qualquer lugar por ser apresentador do JA da única TV da região por anos — diz.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Falsa cliente e motorista de fuga é presa no PR por furto a joalheria de Jaraguá do Sul

Após suposto abandono, casa enxaimel mais antiga será tombada em Jaraguá do Sul