nsc
santa

Surpreendente

Morre sexta pessoa da mesma família por Covid-19 em Ituporanga

Cinco irmãos e o pai faleceram em pouco mais de um mês devido às complicações da doença

11/05/2021 - 07h57

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
José faria 49 anos no final de maio e não tinha comorbidades
José faria 49 anos no final de maio e não tinha comorbidades
(Foto: )

Morreu na manhã desta terça-feira (11) a sexta vítima da Covid-19 da mesma família em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. José Joarez de Almeida, 48, estava internado há duas semanas no Hospital Bom Jesus. O pai e quatro irmãos faleceram entre o mês passado e este por conta das complicações do coronavírus.

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

A mãe dele, Cecília de Almeida, concedeu entrevista à NSC TV na semana passada. Ela contou que teve seis filhos. Todos eles e o marido, João Alci de Almeida, 70, contraíram o vírus. Os sete precisaram de internação e apenas uma das filhas saiu com vida do hospital. A mais nova, Maria Rosimara de Almeida Hellmann, de 34 anos, foi a primeira a não resistir, em 2 de abril.

O irmão dela, técnico em enfermagem, Antônio de Almeida, 50, morreu oito dias depois. No dia seguinte, o pai deles foi hospitalizado e morreu depois de ficar uma semana na unidade de saúde.

Dez dias se passaram e Cecília teve de enterrar a filha Zelirde Almeida, 45. João Ercio Almeida, 43, partiu na sequência. Os seis não moravam na mesma casa, mas se encontravam com frequência.

A equipe médica que cuidou de José tentou um tratamento com capacete respiratório, método menos invasivo que a entubação convencional. Porém, depois de 14 dias na unidade de saúde, o pior aconteceu. 

Luto oficial

José faria 49 anos no último dia deste mês e não possuía comorbidades. Era pai e casado há quase 20 anos. Em abril, antes de ser hospitalizado e perder alguns dos irmãos e o próprio pai, agradeceu nas redes sociais as manifestações de carinho pelas perdas: "Obrigado a todos os amigos e parentes do Facebook pelo conforto neste momento difícil que estamos passando. Em nome da família Almeida o meu muito obrigado de coração partido", escreveu. 

Informações sobre o sepultamento não foram divulgadas. Na semana passada, a prefeitura decretou luto oficial de três dias por causa das cinco mortes da família Almeida em cerca de um mês. 

— Perder uma família inteira. Onde acontece isso? É uma tragédia para a cidade, sem dúvida alguma — lamentou o prefeito Gervásio Maciel.

Ituporanga registra 53 mortes por Covid-19 desde a chegada da pandemia. 

Colunistas