Um detento foi encontrado morto dentro da cela na Penitenciária Industrial de Blumenau nas primeiras horas do último domingo (13). O que inicialmente era um caso de suicídio se revelou um assassinato, segundo a investigação da Polícia Civil.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp

Paulo Henrique da Silva, 28 anos, foi encontrado enforcado e as informações iniciais apontavam que ele teria tirado a própria vida. Mas na delegacia outro detento acabou confessando o crime, revela o delegado Lucas Almeida.

De acordo com o responsável pela investigação, José Cardoso da Silva Oliveira, 33 anos, disse que aplicou um golpe de artes marciais no prisioneiro com quem dividia a cela. Para tentar despistar as autoridades, houve a simulação de suicídio.

A motivação do assassinato ainda será apurada. Porém, José contou que estava se sentindo ameaçado por Paulo. O crime teria ocorrido por volta das 2h. 

Continua depois da publicidade

O homem vai responder por homicídio qualificado por motivo fútil. De acordo com a polícia, ele está preso por roubo.

Conforme o laudo do Instituto Geral de Perícias, a causa da morte do rapaz é asfixia mecânica. O corpo já foi liberado à família para o sepultamento. Paulo tinha sido condenado pelos crimes de tráfico de drogas, furto e roubo.

Não é o primeiro caso

Este é o segundo assassinato dentro da Penitenciária Industrial de Blumenau em nove meses. Em setembro do ano passado, Alexander Alves, 27 anos, foi assassinado por um colega de cela. 

Conforme os laudos médicos, ele teve o coração arrancado do peito durante o crime. Luiz Carlos Keller, 24 anos, confessou o crime e revelou ter usado uma lâmina de barbear para tirar o órgão.

Continua depois da publicidade