nsc
nsc

Oportunidade

Motoristas de todo estado podem fazer inspeção gratuita até o fim de setembro

Inspeção Veicular Gratuita ocorre em 109 oficinas, em mais de 20 regiões de SC

13/09/2021 - 19h57 - Atualizada em: 13/09/2021 - 21h04

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
O movimento estadual acontece todos os anos no mês de setembro, desde 1998
O movimento estadual acontece todos os anos no mês de setembro, desde 1998
(Foto: )

Durante o mês de setembro, diversas oficinas realizam mais uma edição da IVG – Inspeção Veicular Gratuita, organizado pelo Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA), com o apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

A Inspeção Veicular Gratuita acontecerá durante todo o mês de setembro, com foco em atrair novos clientes na Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25.

> Seguro de carro tem novas regras; saiba quais

Uma das novidades deste ano é a utilização do check list via aplicativo do NEA, que diminuirá o consumo de papel do evento e permitirá que as oficinas façam quantas inspeções aparecerem, lançando as informações em tempo real com resultados na hora por todo o estado.

Pelo aplicativo do Núcleo Estadual de Automecânicas, será possível acompanhar dia a dia a evolução da IVG. O evento acontece simultaneamente em 109 oficinas, em mais de 20 regiões de Santa Catarina, com movimentos de divulgação em rádios e TVs locais.

A importância da inspeção veicular

A Lei 9.503, em seus artigos 104 e 106, determina que todos os automóveis em circulação passem por inspeção obrigatória periódica, para avaliar suas condições de segurança, emissão de gases poluentes e ruídos.

A inspeção veicular é muito importante, pois ajuda na redução de acidentes de trânsito causados por automóveis em mau estado de conservação. O procedimento também auxilia no controle da poluição sonora e atmosférica, trazendo assim melhoria na qualidade de vida da população.

As vantagens geradas pela inspeção veicular se devem, principalmente, por ser um procedimento de carácter preventivo, obrigatoriamente realizado de forma periódica. A soma destes dois fatores garante que boa parte dos automóveis em circulação estejam com o motor bem regulado e em boas condições de segurança.

Apesar do gasto necessário para inspeções veiculares, o valor investido acaba resultando em uma futura redução nos custos de manutenção do veículo, assim como no consumo de combustível. Manter as peças e sistemas em ordem é uma forma de prevenir grandes gastos em consertos.

Apesar do gasto necessário para inspeções veiculares, o valor investido acaba resultando em uma futura redução nos custos de manutenção do veículo, assim como no consumo de combustível. Manter as peças e sistemas em ordem é uma forma de prevenir grandes gastos em consertos. 

> Novo parque industrial no sul de SC é inaugurado pela Cooperja

Além disso, os motoristas podem fazer inspeções veiculares gratuitas, como é o caso da IVG, evento organizado pelo NEA, como apoio da Facisc.

Durante o evento, mecânicas associadas irão fazer a avaliação em mais de 90 itens. São itens de segurança como: freios, iluminação, pneus, limpadores de pára-brisa e muito mais.

Para participar do evento, os interessados devem acessar a página oficial do evento, conferir o núcleo mais próximo da sua cidade e entrar em contato com uma das oficinas participantes para agendar um horário.

Últimas edições

As últimas três edições do evento tiveram ótimos resultados. Em 2018, participaram 18 núcleos e 149 empresas. 2842 veículos foram vistoriados de forma gratuita. Foram 1600 lançamentos no banco de dados da IVG.

Em 2019 foram 173 empresas participantes em 20 núcleos no estado, com mais de 4000 veículos vistoriados e 1967 veículos lançados no banco de dados. Já em 2020, participaram 130 empresas de 21 núcleos diferentes no estado, e foram lançados 2677 veículos no banco de dados. Você pode conferir mais detalhes de cada edição no fim desta página.

História

Há mais de 20 anos, o movimento Inspeção Veicular Gratuita (IVG) faz história no estado de Santa Catarina. São duas décadas de compromisso com a manutenção preventiva gratuita dos automóveis. Isso só é possível pelo comprometimento de empresários, núcleos, parceiros comerciais e da sociedade que sempre se faz presente.

O movimento estadual acontece todos os anos no mês de setembro, desde 1998. As inspeções acontecem, simultaneamente, do dia 1 ao 30, em diversas oficinas do estado.

Através das vistorias gratuitas, além de inspecionar a frota de Santa Catarina, o Núcleo Estadual de Automecânicas tem orientando a sociedade sobre a importância da manutenção preventiva dos automóveis - como forma de evitar acidentes, aumentar a segurança na estrada, diminuir gastos com manutenção tardias e conscientizar a população.

A IVG promove, com a atividade de inspeção veicular, uma ação social, levando informações corretas sobre a importância de manter a manutenção dos veículos em dia, evitando muitos acidentes. O evento também responde possíveis dúvidas dos clientes sobre seus automóveis.

O movimento ainda promove interação e troca de experiência entre diversos profissionais, de diferentes regiões do estado. No período de preparação da IVG, as mecânicas participantes fazem um treinamento interno com seus técnicos. Desta forma todos podem tirar suas dúvidas, compartilhar técnicas e aprendizados, treinar o atendimento aos clientes. Além disso, também são capacitados para utilizar a ferramenta do NEA, o checklist, que pode ser utilizado no dia a dia da oficina.

Através da coleta e tabulação dos dados é possível avaliar como está, por amostragem, a manutenção dos veículos a nível estadual. Desta forma é possível ter uma visão do que deverá ser o foco na orientação do dia-a-dia aos clientes, de acordo com os principais problemas encontrados durante a inspeção.

A sistematização destes dados também cria a cultura do uso de procedimentos para diagnóstico dos veículos, como por exemplo, a utilização do checklist.

A Inspeção Veicular Gratuita é um evento que envolve pessoas de todo o estado catarinense, abrangendo 330 empresas, que participam ou não do evento. Estas empresas estão divididas nas regionais Norte, Sul, Litoral, Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste.

Além das centenas de empresas, a Associação Empresarial do sistema Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) está envolvida na ação, com divulgação em mídias locais e estaduais, redes sociais do NEA e das próprias oficinas, alcançando mais de 20 mil pessoas.

Serviço

O que? Inspeção Veicular Gratuita

Quando? De 1 a 30 de Setembro

Onde? Em 109 oficinas localizadas em várias regiões do estado.

Acesse o site e confira as empresas participantes na página do evento.

Leia também

Após sugestões, SC estuda isentar de ICMS a bandeira de escassez hídrica

Programa das Minas fala sobre desastres culinários

Cinco parques para visitar na Serra Catarinense

Colunistas