Os primeiros seis meses do ano foram positivos para a movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina. Houve um crescimento de 5,23% em comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 32,2 milhões de toneladas movimentadas.
Continua depois da publicidade
O desempenho catarinense ficou acima da média nacional, de 1,02%, e foi o melhor entre os estados do Sul do Brasil. Os dados são da gerência de Portos, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, apurados junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
No setor de contêineres, os portos catarinenses cresceram 12,4% em relação à 2024, movimentando mais de 1,34 milhões de TEUs — Unidade Equivalente a Vinte Pés, uma unidade de medida padronizada, em que um TEU equivale a um contêiner de 20 pés de comprimento. Em comparação, o crescimento nacional foi de 10,2%. Os portos de Santa Catarina respondem por 19,25% da movimentação total de contêineres do Brasil.
— Os portos de Santa Catarina seguem cumprindo o seu papel de importância dentro da logística estadual e nacional. Pelos nossos portos passam quase 20% do total de contêineres do país. Atendemos também setores do agronegócio e seguimos em constante crescimento nos últimos anos. Tudo isso é resultado de um trabalho sério e de planejamento dos gestores dos nossos portos públicos e privados — avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.
No Porto de Itapoá, no Norte do Estado, a movimentação no primeiro semestre foi a segunda maior do país, com 8,1 milhões de toneladas em cargas conteinerizadas. Já a Portonave, em Navegantes, movimentou 4,8 milhões de toneladas, Itajaí movimentou 1,4 milhões e Imbituba movimentou 656,3 mil toneladas.
Continua depois da publicidade
O Porto de São Francisco do Sul foi o que mais movimentou em termos de movimentação total de cargas, com 8,7 milhões de toneladas, seguido por Itapoá com 8,1 milhões de toneladas, Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul, com 5,1 milhões de toneladas, Portonave com 4,8 milhões de toneladas, Imbituba com 3,6 milhões de toneladas e Itajaí com 1,6 milhões de toneladas. Outros terminais localizados no Estado movimentaram 246 mil toneladas.
Leia também
SC contrata projetos e estudos para definir investimentos em porto
Porto de SC tem movimentação de mais de 500 mil contêineres no ano

