nsc
nsc

Facilidade

Movimento DIY, “faça você mesmo”, ganha força e requer as ferramentas certas

Saiba quais itens básicos você deve ter em casa para resolver e criar coisas para a casa

05/08/2022 - 14h41

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
O famoso DIY, "faça você mesmo"
O famoso DIY, "faça você mesmo", pode ser feito com segurança utilizando as ferramentas corretas
(Foto: )

Você já deve ter visto na mídia e nas redes sociais a sigla DIY, que significa “Do It Yourself”, em português: “faça você mesmo”. É um movimento que ganhou força no século XXI, mas já surgiu muito antes, na década de 1910, nos Estados Unidos, como uma tendência das pessoas de fabricar, criar e consertar coisas em casa, sem recorrer à indústria ou profissionais.

> Conheça os diferentes tipos de puxadores, que garantem praticidade e beleza aos móveis

Além de ser mais econômico, o DIY tem relação também com a satisfação das pessoas de produzirem, inclusive, artigos de decoração. Os chamados “makers” ou “fazedores” encaram isso como um hobby. Mas, uma coisa é certa, o DIY, que cresceu ainda mais no período da pandemia, requer ferramentas adequadas. E isso não é só uma questão de praticidade, mas também de segurança. Improvisar, usando ferramentas inadequadas, pode ser muito perigoso.

Em Joinville, um local onde é possível adquirir vários tipos de ferramentas, desde um kit básico, até equipamentos mais sofisticados de marcenaria, por exemplo para você colocar a “mão na massa”, e “fazer você mesmo'', é a Madville.

O Home Center da Madville conta o Espaço Máquinas e Ferramentas. Lá você encontra as melhores opções em maquinários e ferramentas de uso exclusivo para marcenarias e até mesmo as peças imprescindíveis para você ter na sua casa.

O kit básico inicia com um jogo de chaves que deve conter: chave de fenda, chave Philips, chaves combinadas de diversos tamanhos e chave de teste. Martelo e alicate complementam esse kit básico, para situações como precisar apertar parafusos, testar se há passagem de energia elétrica em tomadas, resolver problemas hidráulicos e até mesmo instalar quadros em paredes.

Kit básico de ferramentas para ter em casa para resolver algum problema e até mesmo construir algo
Kit básico de ferramentas para ter em casa para resolver algum problema e até mesmo construir algo
(Foto: )

Outros itens importantes que podem ser acrescentados a esse kit básico são: a trena e o nível, para medir, por exemplo, a altura de quatros e garantir que eles fiquem retos. Atualmente, já existem trenas e instrumentos de nível tanto manual como digital. E a principal vantagem da opção digital é a facilidade de uso.

Quadros tortos nunca mais, o instrumento de nível é o melhor amigo nessas horas
Quadros tortos nunca mais, o instrumento de nível é o melhor amigo nessas horas
(Foto: )

Com essas ferramentas básicas você já consegue resolver diversos problemas da casa e do cotidiano. Caso a intenção seja se arriscar e ampliar as atividades, a Madville lista outras ferramentas que vão auxiliar muito.

> Especialistas dão dicas de como utilizar organizadores e otimizar o espaço do lar

O arco e a serra servem para cortar cano PVC, ferro, madeira, MDF, e outros, e é ótimo para consertar problemas hidráulicos e fazer pequenas prateleiras de MDF. Outras máquinas que também fazem grande diferença para auxiliar na manutenção são a furadeira, parafusadeira e lixadeira. Sem esforço, você fura, aperta e lixa o que precisa.

Agora que você já sabe as ferramentas necessárias para ter em casa e fazer você mesmo a manutenção necessária, ou se aventurar como um “maker”, um fazedor, passe no Espaço Máquinas da Madville e escolha as melhores opções. São mais de 918 itens diferentes à disposição, entre máquinas, acessórios para máquinas e ferramentas.

Saiba mais acessando o site da Madville

Leia também

“É um espaço para toda a família” afirma CEO de empresa de decoração em Joinville

Empresa joinvilense é referência no Sul do país na área de decoração

Considerando que o conceito de paternidade mudou, loja de Joinville aposta em presentes para o pai dos dias atuais

Colunistas