O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) apresentou a primeira denúncia contra alvos da Operação Mensageiro em São João do Itaperiú, no Norte de Santa Catarina. Entre os nomes está o do prefeito Clézio Fortunato (MDB) e do vice dele, Jaime Antônio de Souza (PL), presos na ação.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Ao todo, nove pessoas foram denunciadas pela Mensageiro na cidade, incluindo políticos e agentes públicos. Conforme o MP-SC, eles devem responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, quatro fraudes licitatórias e participação em organização criminosa.
Esta é a primeira fase da Operação Mensageiro dedicada a contratos de iluminação pública e abastecimento de água. Vale lembrar que as investigações, que iniciaram com contratos de coleta e destinação de lixo, chegaram a levar 19 prefeitos à prisão.
Empresas cancelam voos no Aeroporto de Joinville e entidades empresariais criticam decisão
Continua depois da publicidade
As prisões aconteceram no dia 29 de abril. À época, a prefeitura de São João do Itaperiú se posicionou sobre o cumprimento da ação através de nota. Confira na íntegra:
“Na manhã desta segunda-feira, 29, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado cumpriu uma das fases de desdobramento da Operação Mensageiro na Prefeitura de São João do Itaperiú. Na ocasião foram detidos o Prefeito Clézio José Fortunato e o Vice-Prefeito Jaime Antonio de Souza. Durante o cumprimento da ação, a administração municipal esteve colaborando com os agentes na entrega de documentos e aparelhos eletrônicos. O Prefeito Clézio José Fortunato declara que está tranquilo com a resolução do caso e disposto a colaborar nos próximos passos da investigação”.
Procurado pelo AN, a defesa de Clézio não retornou as mensagens. Além disso, a reportagem não conseguiu contato com a defesa de Jaime.
Leia também
Famoso parque de SC é fechado após atos de vandalismo e estátuas quebradas
Multinacional de Joinville abre quase 100 vagas de emprego para jovem aprendiz
Cidade de SC, a mais segura do Brasil, abre processo seletivo com 74 vagas; veja salários