
À mesa
Do tempo de permanência nas lojas ao aumento das vendas de produtos básicos, como farinha de trigo, varejo precisou se adequar rapidamente às mudanças de hábitos do consumidor
Isolamento e distanciamento social, restrição de deslocamento, uso de máscaras de proteção. Todas as medidas sanitárias para minimizar o contágio e os efeitos da Covid-19 provocaram rápidas mudanças sociais, que impactaram, logo nos primeiros meses de pandemia, a vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo.
Rapidamente, a indústria, o comércio e a prestação de serviços precisaram se reestruturar para se adequar aos novos padrões de comportamento. Muitas dessas transformações já vinham sendo notadas como tendência, e tiveram uma aceleração significativa em alguns meses, o “boom” do e-commerce é um exemplo disso.
Na Grande Florianópolis, uma tendência observada no último ano foi a preferência das pessoas por permanecerem em suas casas de praia. Com a adoção do home office, muita gente pôde ficar longe dos bairros centrais (que concentram a maior parte dos escritórios e empresas) e preferiu ficar nos bairros praieiros, onde – fora da temporada de verão – se têm ruas mais vazias e espaços abertos, que permitem atividades ao ar livre com segurança.
Essa opção foi notada pelo Imperatriz e também pelo Imperatriz Gourmet, marcas que perceberam um aumento das vendas e do fluxo de clientes nas lojas de praia nos meses de baixa temporada de 2020.
A pandemia trouxe dúvidas e receios que vão além do medo da doença, o vírus fez com que surgisse um cenário de indefinições sociais, políticas e econômicas, que, por sua vez, fez com que os consumidores passassem a ter prioridades diferentes das demonstradas até então. E o varejo – como outros setores da economia – precisou se adequar às novas expectativas e necessidades dos consumidores.
O primeiro momento da pandemia no Brasil seguiu o padrão mundial: a incerteza sobre como seriam as semanas seguintes provocou uma corrida aos supermercados em busca de itens essenciais, como o papel higiênico, que chegou a ser notícia durante os primeiros dias, além de água e alimentos não perecíveis.
>> Verão combina com ceviche: saiba como preparar a receita típica do Peru
Com o tempo, as pessoas passaram a entender melhor o comportamento do vírus e as dinâmicas sociais ganharam novos contornos. Superou-se o medo do desabastecimento e houve o entendimento de que não é preciso estocar alimentos nem produtos de higiene, porém, a redução das idas aos supermercados reduziu consideravelmente. Hoje, busca-se ir às compras quando é realmente necessário, e os clientes permanecem menos tempo nas lojas.
Outra mudança de consumo percebida nas unidades dos supermercados Imperatriz e Imperatriz Gourmet foi o aumento da venda de produtos básicos para preparo de alimentos. Isto é, a dupla brasileiríssima, arroz e feijão, além de farinhas para o preparo de massas e pães e outros insumos utilizados na preparação de pratos caseiros voltaram a ser preferência nacional, em detrimento das refeições prontas.
Esse aumento pode ser explicado pela pesquisa nacional, realizada com 1003 pessoas entre 18 e 65 anos, pela EY Parthenon – uma das maiores organizações globais de consultoria em estratégia – em julho de 2020. Segundo dados da consultoria, momento de crise fez com que 69% dos brasileiros passassem a cozinhar em casa, mudando hábitos alimentares e de consumo. Obviamente, muitos brasileiros voltaram a preparar o próprio alimento por necessidade, por passarem mais tempo em casa, mas muitos outros redescobriram o prazer de cozinhar para a família ou para si mesmo.
Os números são importantes principalmente porque reforçam uma tendência que já vinha sido percebida por todos que frequentam as redes sociais: basta uma visita aos “stories” para ver quantos amigos ou conhecidos passaram a se aventurar, durante a pandemia, na produção de pães, bolos, massas, molhos e outros pratos de dar água na boca.
A pandemia ensinou que somente com a união entre poder público e sociedade é possível reduzir a transmissão do vírus, e que devemos cuidar de nós para cuidar dos outros, e uma das maneiras mais efetivas de se combater o coronavírus é lavar bem as mãos com água e sabão ou utilizar álcool (líquido ou em gel) 70%.
Nesse sentido, o aumento de vendas de produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica também reflete novos hábitos dos consumidores. Entre os entrevistados pela EY Parthenon, 71% afirmaram que passaram a ter mais consciência a respeito da importância de manter ou redobrar os cuidados com a própria higiene para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. 59% dos brasileiros garantem que passaram a limpar ainda mais suas casas, tanto porque estão passando mais tempo dentro delas quanto para reduzir os riscos de contágio.
As empresas também vêm fazendo a sua parte. Os supermercados Imperatriz e Imperatriz Gourmet, por exemplo, foram pioneiros em Santa Catarina na instalação de telas de proteção acrílicas em seus caixas (checkouts). A ação preventiva teve início em março de 2020, logo após a confirmação dos primeiros casos da doença no Brasil, e tem o objetivo de oferecer ainda mais segurança aos clientes e colaboradores.
– O cuidado com as pessoas, que sempre foi um valor de nossa empresa familiar, foi o foco desde o início da pandemia. Criamos um grupo para gestão de todas as iniciativas possíveis para contribuirmos com a prevenção à doença e com a saúde de todos – explicou Vidal Lohn Filho, diretor de Marketing e Expansão das redes Imperatriz e Imperatriz Gourmet.
Além da colocação do acrílico nos caixas, todas as unidades do Imperatriz e do Imperatriz Gourmet vêm operando de acordo com os decretos municipais de segurança sanitária, como limitação de entrada de clientes, aferição de temperatura, higienização correta de carrinhos e cestinhas, disponibilização de álcool em gel em pontos estratégicos e marcações para delimitar área segura de distanciamento.
Os supermercados Imperatriz e Imperatriz Gourmet foram importantes postos de arrecadação de alimentos e produtos de higiene doados a famílias em situação de vulnerabilidade, em campanha realizada em parceria com a Rede Somar Floripa. Com isso, reforçam seu compromisso social e demonstram que estão atentos e prontos para atender aos novos anseios dos consumidores e às necessidades de toda a comunidade.
Acesse o site do Imperatriz e fique por dentro das novidades.
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: