Foi em 2020, no município de Sarandi, no Rio Grande do Sul, que Kyara Isabelly e Thaís Antunes se conheceram, em um festival onde se apresentavam individualmente. Na época, elas tinham 10 e 11 anos, respectivamente. Desde então, as duas passaram a cultivar uma amizade e, há pouco mais de um ano, decidiram juntar as vozes. No último domingo (10), a dupla Kyara e Thaís levou o 1º lugar na categoria infanto-juvenil na final do “Santa Catarina Canta – Festival Sertanejo”.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Kyara, agora com 14 anos, é natural de Chapecó. Cantando desde os três, ela começou a se apresentar aos sete anos, com foco no sertanejo. Aos 11, no entanto, passou a cantar músicas de cantores populares, como Alcione e Byafra.

— Fui crescendo, e a música foi entrando cada vez mais no meu coração — diz ela, que sempre teve a influência de músicos na família.

Para a menina, passar pelo processo e levar o primeiro lugar no festival foi gratificante, uma vez que demandou muita dedicação.

Continua depois da publicidade

— Nós nos dedicamos bastante. Mesmo morando longe uma da outra, ensaiamos quase todos os dias. Conquistar o primeiro lugar foi uma experiência muito gratificante, nunca vivemos uma experiência como essa. Somos gratas principalmente a Deus, porque sem ele, não chegaríamos onde chegamos — comemora Kyara.

No dia em que se conheceram, Kyara e Thaís haviam conquistado prêmios individuais no festival em Sarandi (Foto: Arquivo Pessoal)

A família foi importante para que as duas seguissem o sonho. O pai Solimar da Silva, que é azulejista autônomo, e a mãe, Clasi Zanivan da Silva, que é professora, comemoram a conquista da filha.

— Nós nos sentimos muito felizes por nossa pequena estar crescendo cada vez mais na música, temos muito orgulho dela, e sabemos que mesmo pequena, ela é dona de uma voz maravilhosa e tem muitos sonhos para realizar, já está realizando alguns deles. Agradecemos a Deus por ter colocado ela em nossas vidas. Agora, deixamos as carreiras delas nas mãos de Deus, sempre apoiando-as em tudo o que fazem — dizem os pais.

Continua depois da publicidade

Thaís, de 15 anos, é natural de São Miguel do Oeste. Ela também começou pequena, aos três anos, seguindo a linha das músicas populares, por ser um estilo musical mais forte para cantores e cantoras solo em festivais, de acordo com ela.

— Meus familiares sempre me apoiaram, tanto a parte de mãe quanto a parte de pai. Sempre tive um ótimo apoio e incentivo. Me interessei pela música desde bem cedo, por ver meu pai e meu “dindo” ensaiarem para festivais em casa — conta ela.

O pai de Thaís, Igor Márcio dos Santos Antunes, além de funcionário público, é integrante da dupla Igor e Junior, em São Miguel do Oeste, onde moram.

— Foram meses de idas e vindas a Chapecó para os ensaios. Quando dava, eu levava a Thaís. Hoje, com o resultado positivo, fica o sentimento de que todo o esforço valeu à pena, além da dedicação delas. Ser campeão de um evento com essa magnitude não tem preço, a emoção é indescritível, confesso que precisa ter um coração forte pra suportar tanta emoção — comemora o pai de Thaís.

Continua depois da publicidade

A ideia de inscrever a dupla no Santa Catarina Canta veio do pai da menina, que viu o vídeo do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciando a competição.

— Logo fiquei interessada e mandamos para a Kyara. Ela topou e fomos em busca dessa grande conquista, que desde o primeiro momento já foi muito almejada — conta Thaís.

Antes de se conhecerem, as duas se apresentavam em festivais por toda a região Sul: no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Como foi a final

A final do festival foi no trapiche da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, por volta das 17h. Após uma apresentação da dupla, Kyara e Thaís subiram ao palco para receber o prêmio de R$ 20 mil. Além do prêmio em dinheiro, as duas irão participar do espetáculo da Camerata, na temporada 2024 e 2025.

Continua depois da publicidade

Depois da final, no domingo, a Ilha da Magia sediou um espetáculo gratuito e aberto ao público com o cantor Michel Teló e a Camerata Florianópolis. Cerca de 38 mil pessoas compareceram ao local.

Participaram da final cantores das seis regiões catarinenses: Norte, Sul, Vale do Itajaí, Oeste, Serra e Grande Florianópolis. Os critérios dos jurados durante a final avaliaram a técnica vocal, afinação, dicção, rítmica, originalidade, presença de palco e interação com a plateia.

Relembre quem eram os finalistas do Festival Sertanejo

Reveja a grande final do Santa Catarina Canta – Festival Sertanejo

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

As 10 músicas sertanejas mais icônicas da atualidade

As duplas de sertanejo que trocaram os cantores e continuaram com o mesmo nome