nsc
hora_de_sc

Chegou com emoção

Mulher dá à luz em local de difícil acesso e com ajuda de vizinho em SC; veja vídeo

O bairro Costa da Lagoa, onde a mãe mora, é acessado somente por meio de barco ou trilha

24/10/2021 - 16h36

Compartilhe

Gabriela
Por Gabriela Figueiredo
Os bombeiros chegaram de helicóptero e barco logo depois do nascimento para prestar os primeiros atendimentos
Os bombeiros chegaram de helicóptero e barco logo depois do nascimento para prestar os primeiros atendimentos
(Foto: )

O nascimento de um bebê foi cheio de aventuras em Florianópolis neste sábado (23). A região da Costa da Lagoa, onde Jaqueline Brun Muller mora com sua família, é acessada somente por meio de trilha ou barco. Quando ela entrou em trabalho de parto, começou a fazer o caminho a pé na tentativa de chegar ao hospital. Porém, assim que as contrações avisaram que o bebê logo chegaria, ela procurou ajuda de um vizinho para dar à luz. O Arcanjo-01, helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar, também foi acionado.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Jaqueline sabia que o parto poderia ser rápido, a exemplo dos anteriores que realizou para a chegada dos filhos de 3, 4, 6 e 10 anos. Quando a bolsa estourou, ela, o marido e os dois filhos mais novos começaram a fazer a trilha a caminho do hospital. Contudo, as contrações ficaram mais ritmadas e foi preciso pedir ajuda.

— Descemos a trilha para chegar ao hospital, ligamos para a parteira e para o Samu, que chamou o heicóptero [Arcanjo-01, helicóptero do CBM-SC]. As contrações começaram de um minuto em um minuto e deu tempo de chegar no vizinho, que cedeu a casa. Foi muito emocionante — descreve Jaqueline. 

Maurício, nome dado em homenagem ao avô, nasceu às 17h17. A equipe dos Bombeiros chegou em seguida e realizou os primeiros atendimentos para assegurar o bem-estar da mãe e da criança, que nasceu saudável.

Veja fotos

De acordo com o tenente Jefferson Machado, que comandou a ocorrência com o Arcanjo-01, o local é de difícil acesso. Por isso foi necessário pousar o helicóptero em uma praia, em um ponto próximo do local em que a família estava, e chegar até a mulher com um barco.

— Orientamos um morador a colocar um lençol branco para demarcar o local de pouso, na praia, ele já esperava com uma batera, um barquinho, que nos levou a casa em que a mãe estava. Quando chegamos, o bebê já tinha nascido, só que eles ainda necessitavam de atendimento. A equipe verificou a questão do cordão umbilical e realizou os primeiros atendimentos — conta Machado.

Assista ao vídeo dos Bombeiros

Após assegurarem que mãe e criança estavam bem, a equipe deixou o local. Mais tarde, uma ambulância buscou a família em um dos pontos do bairro e os encaminhou para o hospital para acompanhamento pediátrico. Ambos estão no Hospital Universitário, seguindo o protocolo de atendimento.

Leia também

Cachorro soterrado até o pescoço no Vale do Itajaí é resgatado: "Só tinha focinho e olhos de fora"

Conheça os três sinais de que o trabalho de parto se aproxima

Golfinho ameaçado de extinção é salvo de rede de pesca em São Francisco do Sul

Colunistas