Uma mulher de 37 anos morreu na manhã desta sexta-feira (23) após tomar banho de cachoeira na Trilha do São Paulinho, uma das mais conhecidas de Itapema. Um amigo que viu ela afundar na água correu até o Batalhão da Polícia Militar, na mesma região, para pedir ajuda, mas quando os socorristas encontraram a vítima ela já estava em grau 6 de afogamento, o mais alto na classificação dos bombeiros.
Continua depois da publicidade
Depois de aproximadamente uma hora de procedimentos para tentar salvá-la, os profissionais decretaram a morte da mulher no local.
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
Tudo ocorreu por volta das 8h30min, na Rua 706, bairro Várzea. O homem que estava com a vítima no momento do acidente saiu da trilha para ir atrás da Polícia Militar e acionar o Corpo de Bombeiros. Com equipamentos de busca e resgate, os socorristas chegaram até a cachoeira a pé, após cerca de cinco minutos de corrida.
No local indicado pelo amigo da mulher, a guarnição mergulhou na água à procura da vítima e a encontrou depois de aproximadamente dois minutos, a três metros de profundidade. O corpo estava próximo à queda da cachoeira, ainda segundo os bombeiros.
Continua depois da publicidade
Quando foi resgatada, ela já estava inconsciente e com parada cardiorrespiratória. Um helicóptero do Arcanjo também foi acionado para auxiliar no salvamento. Com a chegada da equipe do Samu e após diversas manobras de ressuscitação, a mulher foi intubada.
Idosa se afoga na piscina de casa e é encontrada morta pelo filho em Ibirama
No total, todos os procedimentos duraram cerca de uma hora até que um dos médicos que estava no local confirmou a morte da vítima antes mesmo de ela ser levada ao hospital. As polícias Civil, Militar e Científica também foram chamadas para averiguar a situação. Já a trilha foi isolada pelos socorristas.
Os bombeiros ainda ressaltaram que a cachoeira do São Paulinho, em Itapema, é uma região de difícil acesso e que apresenta águas claras na parte rasa. No entanto, na área que o corpo foi encontrado havia baixa visibilidade, já que a queda da cachoeira torna a água turva.
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Ladrões deixam três cidades do Vale do Itajaí sem abastecimento de água
Carona a filha de servidora em carro da Saúde deixa paciente amputada sem acompanhante em SC