Doze mulheres foram resgatadas pela Polícia Militar de uma situação de extorsão mediante sequestro e em condições análogas à escravidão na tarde de terça-feira (9). As vítimas eram mantidas em uma casa noturna localizada na rua Salésio Teixeira, bairro Esplanada, em Içara, no Sul de Santa Catarina. A ação ocorreu após uma denúncia feita por um amigo de uma das mulheres.
Continua depois da publicidade
PM resgatou 12 mulheres em condições análogas à escravidão
Segundo a PM, as mulheres eram aliciadas com uma proposta de emprego com boa remuneração, mas ao chegarem ao local tinham a liberdade restringida. As vítimas relataram jornadas exaustivas, com folga limitada, geralmente apenas aos domingos, entre 9h e 12h, e afirmaram que só poderiam sair caso não tivessem dívidas com o estabelecimento.
O esquema funcionava por meio de multas e cobranças impostas por situações como comer no quarto, usar a geladeira ou descumprir regras internas. Uma das mulheres, que havia conseguido fugir antes e confirmou as condições aos policiais.
Produtos vendidos a preços elevados e punições frequentes criavam um ciclo de endividamento que mantinha as vítimas no local. As informações são do Jornal do Almoço.
O ambiente apresentava condições insalubres, e a PM encontrou cadernos com anotações de dívidas, regras e multas, além de um simulacro de arma de fogo e uma soqueira/faca. A corporação também identificou indícios de coerção e restrição de liberdade, como cartazes com regras, controle de horários e relatos de ameaças.
Continua depois da publicidade
Durante a operação, celulares foram apreendidos e dois homens foram presos em flagrante. Entre eles estão o proprietário da casa noturna, suspeito de gerenciar o esquema, e o homem responsável por fazer contato com as mulheres oferecendo a proposta enganosa de emprego.
O caso foi encaminhado à Polícia Federal, responsável por investigar crimes dessa natureza. Os detidos devem responder por redução à condição análoga à escravidão e extorsão mediante sequestro. As vítimas e os suspeitos foram levados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
