Duas mulheres que estavam no desfile de 7 de setembro neste domingo (7) na cidade de Brusque, no Vale do Itajaí, ficaram feridas. De acordo com informações da prefeitura, as vítimas assistiam ao desfile quando foram atingidas por um veículo que pertence a um grupo de entusiastas de veículos militares antigos.
Continua depois da publicidade
Uma idosa, de 75 anos, foi conduzida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em estado grave. Ela sofreu uma fratura fechada em um dos tornozelos é possível lesão na coluna, segundo a prefeitura da cidade.
Veja vídeo
Já a segunda vítima, de 37 anos, foi atendida pelos bombeiros com ferimentos leves. Por ter comorbidades crônicas, precisou ser imobilizada, mas não teve fraturas aparentes.
A prefeitura afirmou que irá apurar o ocorrido. Ao todo, quatro pessoas foram atingidas pelo veículo, sendo que uma adolescente de 14 anos não precisou ser conduzida e uma criança de 1 ano e 8 meses, que estava no colo de umas das mulheres feridas, também não sofreu ferimentos.
O comandante do 18° BPM, tenente coronel PM Pedro Machado, afirmou que a princípio o condutor do veículo perdeu o freio e colidiu com as pessoas que acompanhavam ao desfile na calçada. Três pessoas foram atingidas, sendo que duas foram para o hospital.
Continua depois da publicidade
Foi feito boletim de ocorrência e caso as vítimas desejam representar criminalmente o condutor pode responder por lesão corporal culposa na condução do veículo.
O secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Andrade, disse que a Guarda Municipal prestou apoio na ocorrência, e que por se tratar de uma via fechada para o evento não haveria infração de trânsito.
— Um caso desses, por exemplo, se apura a responsabilidade, o grau de envolvimento do condutor, se discutem agora as lesões nas vítimas, cabe a elas também a representar contra o responsável pelo sinistro — pontuou.
O capitão BM Rafael de Faveri, comandante da 3ª CIA de Bombeiros Militar, explicou que duas vítimas receberam atendimento por parte dos bombeiros, sendo que uma delas ficou na triagem do pronto-socorro porque só estava com dor na mão.
Continua depois da publicidade
— A nossa ambulância atendeu duas vítimas, uma de 37 anos, que era aquela que foi colocada na maca rígida e ela estava relatando dores na lombar e relatou também que ela já tinha um problema prévio na lombar, e uma outra de 42 anos, uma outra feminina de 42 anos, mas essa acabou até ficando na triagem ali do pronto-socorro porque ela estava só com um pouquinho de dor na mão, não tinha nenhum outro tipo de problema aparente — afirmou.
Veja a nota da prefeitura
“A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), informa que presta total e irrestrito apoio às duas vítimas atingidas por um veículo que fazia sua apresentação no desfile cívico de 7 de setembro.
Conforme o comandante dos bombeiros em Brusque, capitão Rafael De Fáveri, uma mulher idosa foi conduzida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em estado inicialmente grave.
Ela sofreu fratura em um dos tornozelos e suspeita de lesão na coluna.
Outra mulher foi conduzida pelos bombeiros com ferimentos mais leves e sem maiores riscos iminentes.
Segundo o oficial, ela foi imobilizada por conta de condições de saúde pré-existentes.
Ressaltamos que o governo municipal já iniciou o processo de apuração dos fatos, para que tudo seja esclarecido da melhor forma no tempo oportuno.
Continua depois da publicidade
Aproveitamos, ainda, para informar que o veículo que atingiu as espectadoras não pertence ao Tiro de Guerra e nem à Prefeitura de Brusque, mas, sim, a um grupo de entusiastas de veículos militares antigos.
Era o que tínhamos para o momento.”
Leia também
“Brasil soberano”, “sem anistia”: como foi o desfile de 7 de Setembro com Lula em Brasília
Confira a programação dos desfiles de 7 de setembro nas principais cidades de SC