A multinacional que tem fábrica em Joinville, a Whirlpool S.A, anunciou na quarta-feira (26) que vai encerrar as atividades de manufatura em sua unidade de Pilar, na Argentina. O anúncio foi realizado em comunicado para acionistas e o mercado em geral.

Continua depois da publicidade

Segundo a empresa, que tem em Joinville a sua maior fábrica de refrigeradores, a companhia permanece comprometida com o mercado argentino, mantendo as atividades de comercialização, distribuição e lançamentos de novos produtos, sempre seguindo a missão de melhorar a vida em casa.

“Esta decisão é parte de um processo global e contínuo de revisão da estrutura produtiva, visando a eficiência operacional e a alocação responsável de recursos. Com a otimização da cadeia de suprimentos a Cia garante uma operação mais ágil e sustentável na América Latina, mantendo os consumidores no centro das decisões”, publicou a Whirlpool em comunicado.

Whirlpool em Joinville

Apesar de ter operações em países como Estados Unidos, México e Índia, é em Joinville, no Norte de Santa Catarina, que fica a maior fábrica de refrigeradores da Whirlpool. A empresa, detentora das marcas Consul, Brastemp e KitchenAid, produz uma diversa gama de produtos na unidade.

Na cidade desde 1950, apenas em 1971 a Whirlpool se instalou no atual Distrito Industrial. A mudança ocorreu com a construção da Fábrica 2.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a planta joinvilense conta com 6.464 funcionários, sendo 51% homens e 49% mulheres.

Além disso, 60% dos trabalhadores são da região Sul, com grande destaque às pessoas vindas do Paraná. Os outros 40% vêm de todo o Brasil para trabalhar na empresa.

Produção joinvilense

A unidade da maior cidade de Santa Catarina, localizada na Rua Dona Francisca, tem 90% de sua mão de obra dedicada à fabricação de refrigeradores frost free, aparelhos com tecnologia que impede o acúmulo de gelo. Apesar disso, a planta produz todo o tipo de produtos de refrigeração, como frigobar, freezer e cervejeira.

Os produtos demoram cerca de duas horas para serem produzidos. Porém, um produto mais complexo pode levar até quatro horas para passar por toda a linha de produção. De acordo com a companhia, 90% das peças que compõem os produtos da Whirlpool são feitas internamente.