Há menos de uma semana de ser inaugurada, a parte inferior do viaduto da BR-470 na Fortaleza Alta, em Blumenau, já transformou a Samuel Morse em outra rua. Com quatro alças de acesso, a previsão do DNIT é liberar o trecho na próxima segunda-feira, dia 31.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O órgão federal acelerou os trabalhos nas últimas semanas depois de atualizar a previsão de inauguração para a segunda quinzena deste mês. O chamado túnel do Dorow, na Rua Samuel Morse, foi fechado na metade do ano passado para as obras de duplicação da rodovia. Houve também o bloqueio total da BR-470, o que intensificou ainda mais o trânsito nas áreas residenciais que circundam a 470.
O alívio veio em dezembro, quando a parte de cima do viaduto voltou a receber a circulação de veículos. Restou, então, a finalização na Rua Samuel Morse, que terá duas rotatórias (uma em cada lado do antigo túnel) e as quatro alças marginais. Para o andamento do serviço, a viela para quem vem do Litoral foi fechada em janeiro.
Veja como está a obra
Continua depois da publicidade
Com a liberação na próxima semana, as linhas 601 e 603 do transporte coletivo poderão voltar a fazer os trajetos originais. Com a nova dinâmica da via, porém, ainda não se sabe onde ficará os dois pontos de ônibus do 601 na saída do Loteamento Morada do Sol.
O viaduto da Fortaleza Alta é um 27 previstos na obra de duplicação entre Navegantes e Indaial. Essa estrutura em específico custará cerca de R$ 16 milhões aos cofres do governo federal.
Leia mais
O que levou a polícia a investigar professor por suspeita de estupros em escola de Blumenau