O jovem lageano Gabriel Oliveira Nerbass, de apenas 15 anos, segue fazendo história na natação brasileira. Representando Lages, ele integra a seleção nacional que conquistou a medalha de prata no revezamento 4×50 metros Medley no Campeonato Mundial Escolar de Natação — a Gymnasiade U15 —, disputado em Zlatibor, na Sérvia.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Ao lado dos atletas Tiago Ficher, Leonardo Moreira e Lucas Dé, Gabriel ajudou o Brasil a conquistar o segundo lugar na prova com o tempo de 1:46.21. O ouro ficou com a Tailândia, que marcou 1:45.37, e o bronze foi para a China, com 1:48.00.
A competição, que reúne cerca de quatro mil atletas de diversos países, segue até o próximo domingo, 14 de abril.
Quem é o nadador revelação de SC convocado para disputar mundial na Sérvia; veja fotos
Continua depois da publicidade
“Foi uma experiência muito legal, consegui um tempo muito bom na final do revezamento. Meu melhor tempo foi nesta final. Agradeço muito o reconhecimento que venho tendo”, comemorou Gabriel, após a conquista da medalha.
Veja fotos da competição
Mais chances de medalha
Nesta quarta-feira (9), a delegação brasileira aproveita um dia de folga com passeios pela cidade de Zlatibor.
O atleta volta às piscinas na quinta-feira (10) para disputar os 200 metros Medley e, na sexta-feira (11), entra na briga por medalha nos 200 metros nado Costas, prova que ele tem o terceiro melhor tempo da competição.
Continua depois da publicidade
Gabriel disputa primeira competição mundial representando o Brasil.
Ele é o único atleta de Lages a integrar a equipe nacional e fez a sua estreia em um torneio mundial.
A convocação para a seleção veio após um 2024 de conquistas expressivas, incluindo 42 medalhas e pódios no Sul-Americano Escolar e nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Gabriel, que já havia representado o Brasil no Sul-Americano, agora encarando a primeira competição mundial.
A competição
A ISF U15 Gymnasiade 2025 acontece até o dia 14 de abril, em Zlatibor, na Sérvia, reunindo jovens atletas de diversos países em uma grande celebração do esporte escolar.
Com disputas em 25 modalidades, incluindo quatro categorias de paradesporto, o evento é um palco de alto nível competitivo e intercâmbio cultural.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Três hectares de mata com pinheiros ameaçados de extinção são destruídos na Serra de SC
Trilhas revelam as riquezas da natureza no coração da Serra de SC





