Edu Guedes fez neste sábado (12) o primeiro pronunciamento após receber alta de uma cirurgia de seis horas para retirada de um tumor no pâncreas. Em uma postagem nas redes sociais, ele lembrou que passou por quatro operações em 15 dias e que o período “não foi fácil”.
Continua depois da publicidade
— Praticamente sai (do hospital) 10 dias antes do previsto. Vi a preocupação de muita gente sobre eu estar abatido. Não tinha como ser diferente. Foram quatro cirurgias em 15 dias. Não foi fácil — disse Edu Guedes.
O apresentador agradeceu as mensagens de carinho dos fãs e disse que está feliz de estar em casa. Ele afirmou que precisará fazer fisioterapia respiratória nesta semana e na próxima.
— Tem notícia que muitas vezes na vida a gente não está preparado pra ela, mas também a gente não têm tempo para se preparar. Ao mesmo tempo a gente não pode lamentar. A lamentação só prejudica, no meu modo de pensar.
Ele também deixou um conselho para quem está passando por dificuldades:
Continua depois da publicidade
— Um problema que pode levar sua vida é um problema grande, mas mesmo assim a gente tem que encarar com segurança. Isso que tenho feito, isso que eu fiz e isso que vou fazer daqui pra frente — disse o apresentador, emocionado.
Veja fotos de Edu Guedes
O diagnóstico
Alguns dias depois da cirurgia, Edu Guedes resolveu compartilhar com fãs e amigos, em um vídeo, sobre como obteve o diagnóstico de câncer. Ele contou que tudo começou em abril, quando começou a sentir dores nas costas, mas utilizou, primeiramente, apenas remédios para dor.
O problema começou, de fato, quando um certo dia foi urinar e expeliu uma “pedra”, algo que já havia acontecido com ele quando era mais jovem. Edu, que também é piloto de automobilismo, chegou a ser aconselhado pelo médico a não correr em Interlagos, mas resolveu ir para a pista mesmo assim, já que estava se sentindo bem.
Continua depois da publicidade
Porém, depois Edu começou a se sentir mal durante um almoço com um colega. No restaurante, ele foi ao banheiro e acabou desmaiando, momento que precisou ser levado ao hospital. O chefe de cozinha definiu a dor que sentiu no momento como “absurda”.
Edu precisou passar por uma cirurgia para retirar uma “pedra” no rim de 1,6 cm. Depois, quando retornou ao consultório para retirar os cálculos que ainda estavam nos rins, o médico disse que tinha visto algo de estranho no pâncreas do apresentador e o encaminhou a um especialista.
O diagnóstico evitou que o câncer se espalhasse. O tumor atingiu a cauda do órgão, o que possibilitou que a cirurgia fosse menos invasiva do que outras relacionadas ao tipo de câncer. No procedimento, ele retirou essa parte do pâncreas, o baço e outros nódulos ao redor.
Leia também
Entenda por que Regina Duarte disse que remake de Vale Tudo foi uma “traição”




