Mesmo sem a eficácia comprovada e com a rejeição de profissionais de saúde no Brasil e no mundo, a cidade de Joinville deu aval aos médicos do sistema municipal de saúde receitassem a hidroxicloroquina a pacientes com Covid-19 ainda em 2020.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Agora, com a vacinação surtindo efeito e a pandemia entrando em um momento diferente, o município tenta devolver o estoque com 160,5 mil comprimidos adquiridos. Joinville foi a cidade do Brasil que mais recebeu lotes de hidroxicloroquina do Ministério da Saúde.
Em entrevista ao programa Notícia na Manhã desta segunda-feira (14) na CBN Joinville, o secretário de saúde de Joinville, Jean Rodrigues disse que isso é algo simples de responder, ao ser questionado sobre o porquê da aquisição na época.
– Na época não se tinha certeza de muita coisa. Era uma questão de receber a doação para não precisar fazer a aquisição – disse.
Continua depois da publicidade
Em julho de 2021, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, dexistia um “consenso amplo” que a cloroquina não tinha diligência contra a Covid-19.
Ouça a entrevista completa: