nsc
santa

Prefeitura de Benedito Novo

Natureza intocada de Benedito Novo é um dos tesouros do Vale

Turistas encontram na cidade paisagens majestosas e a hospitalidade típica do interior

30/09/2021 - 15h32 - Atualizada em: 30/09/2021 - 17h31

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Cachoeira da Solidão em Benedito Novo
Cachoeira da Solidão em Benedito Novo
(Foto: )

A natureza de Benedito Novo é uma joia cravada no Vale do Itajaí. A sensação dos visitantes que têm cada vez mais explorado o turismo na cidade é mesmo essa: a de encontrar algo muito precioso neste pedaço montanhoso da região, com atmosfera de interior, mas a apenas 45 quilômetros de Blumenau e a 100 quilômetros do litoral.

> Educação é ponto de partida para o desenvolvimento regional

Existe hoje um conceito novo no nosso vocabulário que descreve bem o que os turistas encontram na cidade: “banho de floresta”. É uma definição emprestada da cultura japonesa para definir o bem-estar que o contato com a natureza pode proporcionar, a sensação de leveza que se sente depois de fazer uma trilha, tomar um banho de cachoeira, entrar em uma gruta. Quem passa por Benedito Novo sai renovado.

Fazenda Tonolli em Benedito Novo
Fazenda Tonolli em Benedito Novo
(Foto: )

Os olhos dos turistas se voltaram com mais atenção ao potencial do município há cerca de 15 anos, com o lançamento do Circuito de Turismo do Vale Europeu, o primeiro no país planejado para o cicloturismo. Ele foi criado especialmente para destacar a beleza das estradas bucólicas da região. Desde então, a infraestrutura de hospedagem, gastronomia e receptivo se aprimoraram para receber visitantes.

Benedito Novo é passagem praticamente obrigatória para os ciclistas que vêm ao Vale Europeu em busca da possibilidade de poder pedalar muitos quilômetros por estradas rurais. É garantia de um trajeto com paisagens deslumbrantes, bem sinalizado, longe do trânsito do asfalto e que passa por áreas de Mata Atlântica intocada. A cidade é pequena, com cerca de 12 mil habitantes, mas no quesito natureza é grandiosa.

Há inúmeras quedas d’água, e entre as mais famosas estão a Cachoeira da Pedra Furada e a Cachoeira Salto do Zinco, com mais de 70 metros de altura cada. A abundância de água doce e a presença do Rio Benedito trazem opções para os amantes de desafios aquáticos: rapel de cachoeira e canoagem.

> Pioneiro, shopping de Blumenau revoluciona o consumo na região

Quem opta por aventura ainda tem oportunidade de fazer trilhas, downhill, motocross e passeios de jipe. Visitantes mais contemplativos e menos adeptos dos esportes radicais também encontram paisagens de tirar o fôlego.

São mais de 600 quilômetros de estrada pelo interior para serem explorados pelos apaixonados por turismo de natureza. Aliás, Benedito Novo tem se tornado um destino frequente para campistas justamente pelos visuais incríveis que oferece, como os da Fazenda Tonolli. Outra parada obrigatória de quem busca a “foto perfeita” para postar nas redes sociais é a Capela Santa Ana, no Ribeirão Treze, rodeada de verde.

Capela Santa Ana, no Ribeirão Treze
Capela Santa Ana, no Ribeirão Treze
(Foto: )

Inaugurada em 2019, a construção é inspirada nas antigas casas germânicas. As localidades históricas e as tradições dos imigrantes atraem quem está em busca de um programa mais familiar. Benedito Novo comemora 60 anos de emancipação em 2021, mas a localidade começou a ser colonizada em 1876 – primeiro por alemães, depois por italianos e poloneses. No município está uma das poucas igrejas feitas em técnica enxaimel do país, a Igreja Luterana do Ribeirão Liberdade, construída sobre uma pequena colina em 1917.

A herança dos imigrantes ainda está muito viva, principalmente na gastronomia. As opções disponíveis são um deleite de comidas típicas: acompanhar a produção de mus e melado artesanais na fábrica da Família Schmidt, café da tarde com cuca, restaurantes com comida caseira preparada no fogão à lenha. E ainda é possível voltar para casa com a mala cheia de produtos coloniais: geleias caseiras, queijos, embutidos e biscoitos, além de artesanato local.

Recanto Grünenberg em Benedito Novo
Recanto Grünenberg em Benedito Novo
(Foto: )

Muitos turistas de cidades maiores são atraídos pela chance de dar umapausa na correria dos grandes centros. Benedito Novo entrega a possibilidade de experimentar o correr dos dias em uma velocidade mais tranquila, um modo mais artesanal de viver. As hospedagens têm se desenvolvido para oferecer experiências nesse estilo, em sítios e pousadas rurais. Longe do barulho do trânsito, dos prédios altos e dos lugares excessivamente formais.

O município traça agora ações para os próximos anos, na elaboração do Plano Municipal de Turismo. Está prevista a criação de um roteiro interno, sinalizado e estruturado – para atender não só o ciclista, mas também o caminhante, excursionista ou qualquer visitante que aprecie o contato com a vida ao ar livre.

Enquanto as estruturas ganham reforço, o mais importante segue preservado: a natureza imponente e bem cuidada, de beleza ímpar.

Confira o especial Vale de Transformações no NSC Total.

Leia também

De pesque-pague familiar a um dos maiores hotéis-fazenda resort do Brasil

Entenda a importância do incentivo ao comércio para o desenvolvimento da sociedade

Lâmpadas inteligentes obedecem comando de voz e podem seguir rotinas pré-definidas

Colunistas