A presença de um navio de três toneladas marcou o retorno de uma embarcação com contêineres ao porto de Itajaí após quase um ano e meio sem atividade deste tipo no local. Ele atracou no terminal marítimo por volta das 17h deste domingo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp
A embarcação trouxe uma carga de veículos da marca BYD, que vieram em 600 contêineres, além de 13 ônibus e 66 caixas de tecido, segundo a superintendência do porto. A carga veio de Singapura e tem como destino Vitória, no Espírito Santo.
Fotos do navio com contêineres no porto de Itajaí
O navio atracou em um dos berços públicos do porto (berço 3) e não se trata de uma linha fixa, já que os berços arrendados (1 e 2) ainda estão em fase de alfandegamento.
A chegada do primeiro navio nessa “reestreia” marca oficialmente a atuação da JBS, que assinou um contrato com a Mada Araújo Asset Management Ltda ao vencer o edital temporário para operação de cargas conteinerizadas no espaço.
Continua depois da publicidade
Gerente comercial é morto a facadas na saída de boate em SC; suspeito é preso embriagado
A chegada da JBS, através da subsidiária Seara, traz uma nova perspectiva ao porto, que não recebe contêineres desde o final de 2022, quando terminou o contrato de arrendamento com a APM Terminals. A JBS/Seara tem o compromisso de entregar uma movimentação de 44 mil TEUs mensais – medida que corresponde a contêineres de 20 pés. Foi esse o número que levou a Mada Araújo a vencer o edital de concessão temporária.
O Porto de Itajaí é público, de propriedade da União, e a operação é privada, como determina a Lei dos Portos. É o único porto do país com gestão municipalizada.
Como é o navio chinês de 40 milhões de dólares que veio buscar toneladas de soja em porto de SC
O imbróglio na história do local começou já em 2019, durante os estudos de desestatização. De um lado, Brasília queria uma entrega total à iniciativa privada. De outro, o município era favorável à concessão, mas mantendo parte da gestão municipalizada.
A autoridade portuária foi delegada ao município em 1997. Nos anos 2000 foi criada a superintendência do porto, autarquia municipal criada em 2000. A vontade da prefeitura era de que esse convênio de delegação de 25 anos, que terminou no final de 2022, fosse renovado por mais 25.
Continua depois da publicidade
Leia também
VÍDEO: Cobra venenosa é encontrada morta “misteriosamente” dentro de casa em SC
FOTOS: Veja os carros mais caros emplacados em SC em 2024; Ferraris dominam lista
Acidente com caminhão desgovernado deixa carro destruído e uma pessoa morta na BR-282, em SC







