O canil setorial da Polícia Militar de Xanxerê tem um integrante em formação: Thor Neto, neto do cão Thor, que já está aposentado após anos de serviços prestados em diversas operações.
Continua depois da publicidade
O filhote foi doado pelo Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul, em forma de agradecimento após receber da PM de Xanxerê a cadela Laika, que hoje atua em missões com os bombeiros. Desde novembro de 2024, Thor Neto passou a integrar o canil e vem recebendo treinamento diário para futuramente atuar em ocorrências.
No último dia 23 de agosto, o cão completou um ano de vida e já apresenta avanços significativos no processo de capacitação. De acordo com o sargento Edemar Luiz da Silva, responsável pelo canil setorial de Xanxerê, a fase de ambientação e socialização já foi finalizada, e agora o foco está nas modalidades específicas de policiamento com cães.
Quem são as candidatas a soberanas da ExpoFemi 2026, tradicional feira em Xanxerê
Entre as habilidades desenvolvidas, Thor Neto já demonstra destaque na detecção de armas e drogas, em trilhas de busca e captura que chegam a vários quilômetros e também em busca e resgate. Além disso, iniciou a fase de transição para o trabalho de proteção, etapa fundamental para o policiamento ostensivo, patrulhamento e também para intervenções em ambientes de maior risco, como presídios e controle de distúrbios civis.
Continua depois da publicidade
— Nesse um ano completado agora já dá para termos certeza de que ele será um excelente cão de polícia. Em todas as modalidades em que está sendo treinado, ele vem demonstrando grande desempenho e aceitação— destacou Edemar.
A expectativa é de que Thor Neto esteja totalmente apto a atuar a partir de um ano e meio de idade, marcando o início de sua trajetória nas operações policiais da região.
O canil setorial do 30º Batalhão de Polícia Militar de Xanxerê é referência para a região no trabalho com cães, tendo um longo histórico de ocorrências bem sucedidas utilizando o emprego de cães.
Leia mais
Chapecó reajusta preço da passagem de ônibus; saiba quanto fica
Oeste de SC concentra 18 das 20 menores cidades do Estado, segundo o IBGE






