Santa Catarina se destaca no cenário nacional pelo forte crescimento populacional, mas também guarda um retrato oposto: a concentração de cidades com menos de 2 mil moradores. De acordo com a estimativa do IBGE para 2025, 18 dos 20 municípios menos populosos do Estado estão localizados no Oeste e Extremo-Oeste.

Continua depois da publicidade

A menor delas é Barra Bonita, que mantém o título de menor município catarinense, com apenas 1.642 habitantes. Em seguida aparecem Presidente Castello Branco (1.707), Santiago do Sul (1.732), São Miguel da Boa Vista (1.777) e Lajeado Grande (1.791). Todas estão no Oeste.

Apenas Santa Rosa de Lima (2.131 habitantes), no Sul, e Paial (2.007), na Serra, fogem desse padrão, compondo a lista fora do mapa do Oeste.

Segundo os dados do IBGE, 33,2% das cidades catarinenses têm até 5 mil moradores. No entanto, esse grande número de municípios representa apenas 3,8% da população total do Estado. Já os 14 municípios com mais de 100 mil habitantes concentram quase metade da população catarinense.

Continua depois da publicidade

Comparativo com as cidades em crescimento

Enquanto municípios pequenos enfrentam a estagnação ou até redução populacional, o litoral catarinense concentra os maiores crescimentos. Itapoá lidera o ranking estadual com alta de 4,4% em relação a 2024, seguido por Barra Velha (4,2%) e Passo de Torres (4%). No Oeste, a exceção é Guatambu, que registrou crescimento de 3,71% — a sexta maior taxa do estado.

Longe do mar, cidade do Oeste está entre as que mais ganharam moradores em 2025 em SC

Impacto na gestão pública

Além do retrato social, os números divulgados pelo IBGE têm impacto direto na administração municipal. A estimativa populacional é utilizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para calcular o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que representa parte significativa da arrecadação das cidades pequenas.

Leia mais

Cerca de R$ 8 milhões são bloqueados em operação contra fraudes de licitações em SC

Joias furtadas avaliadas em R$ 3,3 mil são recuperadas em Chapecó