O município de Joinville foi tomado pela neve nos últimos dias. Mas não a cidade localizada no Norte catarinense, e sim a pequena Joinville-le-Pont, uma comuna — unidade administrativa — no Vale do Marne, no nordeste da França. As fotos da nevasca foram compartilhadas pela administração da irmã francesa de Joinville e por moradores da região.
Continua depois da publicidade
Veja fotos de neve em Joinville-le-Pont
A nevasca atingiu Joinville-le-Pont no último dia 6 de janeiro. A neve cobriu de branco as ruas da cidade. Algumas linhas de transporte coletivo, entre a cidade e Paris, foram interrompidas momentaneamente para prezar pela segurança dos trabalhadores e passageiros.
Joinville francesa
Com cerca de 20 mil habitantes, a cidade é ligada a Paris por uma ponte, a qual seu nome faz referência. O Rio Marne, inclusive, atravessa a cidade e, após passar por ela, faz uma grande curva para se conectar ao Rio Sena, na ponte Charenton, em Paris.
Na Joinville-le-Pont, muitos esportes são praticados ao longo do Rio Marne. Em 2024, quando a França foi o país sede das Olimpíadas, a cidade fez um verdadeiro evento ao receber a chama olímpica.
Desde 2001, le-Pont é reconhecida como cidade irmã da Joinville catarinense. A intenção do acordo “Sisters Cities International” é fortalecer laços globais entre as cidades que possuem características em comum, como economia, tamanho da população ou, como é o caso das “joinvilles”, laços históricos.
Continua depois da publicidade
Uma das semelhanças atuais entre as cidades é a paixão pelo futebol. Ambas possuem times que também levam o nome Joinville. No caso de le-Pont, o Racing Club de Joinville trabalha para que jovens alcancem o nível profissional no esporte. Assim como o tricolor catarinense, o time faz muito sucesso entre seus torcedores.
Conexão histórica com a Joinville brasileira
Em 1831, Joinville-Le-Pont, antes conhecida como vila de Saint Maur, foi batizada em homenagem a François-Ferdinand d’Orléans, o terceiro filho do rei Luiz Felipe, que era príncipe de Joinville, um título da nobreza derivado da cidade originada em 354. O complemento le-Pont surgiu como referência à antiga ponte de pedra construída entre a cidade e Paris.
História conhecida por muitos catarinenses, a filha de Dom Pedro l, Francisca, se casou com o príncipe francês François-Ferdinand. Uma parte do território no Norte de Santa Catarina fazia parte do dote de Francisca.
Em 1851, a cidade brasileira passou a se chamar Joinville, também em homenagem ao príncipe, assim como Joinville-Le-Pont. Na época, a cidade tinha cerca de 580 habitantes, de acordo com o arquivo da prefeitura.
Continua depois da publicidade









