Santa Catarina registrou a primeira neve de 2022 em Urupema. Vídeos, gravados na pequena cidade da Serra Catarinense, mostraram o fenômeno no amanhecer desta terça-feira (17).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do Diário Catarinense no Telegram

A confirmação de que se trata de neve foi dada pela Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no Estado. Desde a noite de segunda (16), cidades na região tiveram chuva congelada, o que gerou dúvida sobre já se tratar de neve ou não o fenômeno visto após as 7h.

— É neve, sim, porque a gente consegue ver os cristais caindo. Quando é chuva congelada, parece algo meio gelatinoso, um pouco mais grosso, a textura é bem diferente — explica o metereologista Marcelo Marins, da Epagri/Ciram.

Até as 6h30 da manhã, Urupema havia registrado temperatura mínima de 1,38ºC. Os termômetros devem se manter nesse mesmo patamar, o que é ideal para a ocorrência de neve, novamente de acordo com Marins.

Ele confirmou que em Urubici, cidade vizinha, também houve registro de chuva congelada seguida de neve na manhã desta terça, o que a Secretaria de Turismo local já havia comunicado um pouco mais cedo.

> Frio intenso, chuva congelada, neve e ciclone: veja previsão do tempo para SC nesta terça-feira

Ainda na região, Bom Jardim da Serra teve mínima de -2,4ºC ao longo da madrugada, São Joaquim marcou -0,12ºC e Tangará esteve em 2,81ºC, de acordo com a Epagri/Ciram.

O Estado registrou neve no mês de maio pela última vez em 2007. O fenômeno é mais comum a partir de junho. Agora ele foi adiantado com uma onda de frio na região acompanhada de maior umidade.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da paisagem com neve em Urupema

Chuva congelada

As cidades serranas registraram chuva congelada ao longo da madrugada, quando a neve era tratada ainda como uma possibilidade.

Em Urupema, às 6h40, a paisagem amanhecia já esbranquiçada por causa do fenômeno. A beleza do cenário atraía turistas que subiram o Morro das Antenas afim de conferir o frio.

— Eu cheguei era meia-noite e estou acampado aqui. Vim pra ver a neve, vamos ver se conseguimos — disse o mecânico Juliano Farias, de Palhoça, na Grande Florianópolis.

Também da região metropolitana da capital, uma família de Biguaçu aproveitou o feriado municipal desta terça, quando é celebrado o aniversário da cidade, para viajar.

Continua depois da publicidade

— A expectativa é muito grande de ver a neve. Já estamos há anos tentando ver a neve, espero que nesse, aproveitando o feriado, a gente consiga ver — afirmou Jean Carlos, que, àquela altura, dizia já ter ganho o dia só de ter visto a chuva congelada.

Relembre outras temporadas de frio em SC

Leia mais

Saiba como ver neve ao vivo em Santa Catarina

Hotéis lotados, lenha no fogão e muita expectativa: a rotina na Serra de SC

Sensação térmica pode chegar a -20°C na Serra de SC; saiba como se proteger

Acesso à Serra catarinense tem dois pontos de interdição; saiba onde

Destaques do NSC Total