nsc
dc

Economia

No top 3 do varejo nacional, Koerich foca em inovação e pessoas: "O capital humano sempre será nosso maior bem"

Rede foi classificada entre os três melhores varejos do Brasil na 21ª edição do “Valor 1000”

22/10/2021 - 17h28 - Atualizada em: 22/10/2021 - 17h38

Compartilhe

Por Fabrício Vitorino
Centro de distribuição do Koerich
Centro de distribuição do Koerich
(Foto: )

A Koerich, rede de varejo catarinense, foi classificada entre os três melhores varejos do Brasil na 21ª edição do “Valor 1000”, elaborado pelo jornal Valor Econômico. Os critérios para o ranking, que classifica as 1000 maiores empresas brasileiras de todos os setores econômicos, são homologados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Serasa Experian. Pela 4ª vez, a campeã do ranking, foi a Lojas CEM, com sede em Salto, São Paulo. A Havan, outra empresa de Santa Catarina, ficou em 4º lugar no mesmo quesito.

- Essa conquista é o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 1955. Passamos por diversas transformações, acompanhando também as necessidades dos consumidores e todo o ecossistema que vem evoluindo. Investimos em tecnologia e inovação sem jamais deixar de investir em pessoas - diz Sergio Koerich, diretor financeiro do Koerich.

Para Sergio, aí está exatamente o diferencial da rede catarinense: apostar na união entre tecnologia e pessoas. Para o diretor, essa união foi decisiva para a entrada no prestigiado ranking do Valor Econômico.

- O capital humano sempre será nosso maior bem e, por isso, ao longo dos anos, fomos trazendo para o varejo facilidades, ampliando nossa capilaridade e contribuindo para o desenvolvimento de Santa Catarina. Estar entre os três melhores varejos do Brasil nos impute ainda mais responsabilidade e reforça a necessidade de estarmos sempre à frente do nosso tempo, investindo na diversificação de produtos e mantendo as nossas raízes. Somos uma empresa familiar, capitalizada e que tem uma gestão profissionalizada focada em nosso ‘centenário.

Veja fotos das lojas Koerich em SC:

Atualmente a empresa conta com 118 lojas em 58 municípios catarinenses e, desde 2020, conta com um plano de expansão acelerado - mesmo durante a pandemia, o grupo inaugurou mais 10 novas lojas. Para 2022, o Koerich pretende chegar com força à Serra e ao Meio Oeste Catarinense.

- Continuaremos investindo no sistema de mega loja, apresentando ao consumidor a possibilidade de encontrar tudo para sua casa, em um único lugar, além das facilidades das compras remotas, não apenas por site e app, mas com contato direto com o vendedor de confiança. A modernização de nossos sistemas permite simulações e agilidade para o cliente. No próximo mês, iremos inaugurar mais uma mega loja, a quarta no estado, agora em Itajaí - conta Sergio Koerich.

O que é o prêmio Valor 1000 e como funciona?

O anuário “Valor 1000” traz as melhores empresas em 26 setores, além de apresentar o ranking das 1000 maiores companhias do Brasil. A cerimônia virtual de premiação aconteceu no final de setembro, e contou com as participações do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Nesta semana, foi anunciado o índice geral por categorias - onde a posição do grupo catarinense foi confirmada.

São oito os critérios usados definir as empresas campeãs de cada um dos 26 setores da economia: receita líquida, margem Ebitda, rentabilidade, margem da atividade, liquidez corrente, giro do ativo, cobertura de juros e crescimento sustentável. Os resultados da atual edição foram consolidados a partir da análise de 1.102 balanços do exercício de 2020, uma queda em relação aos 1.139 avaliados em 2019.

Vale ressaltar que, mesmo com o menor número de balanços, a nota de corte de receita da última colocada do ranking registrou alta de 15%, passando de R$ 431,8 milhões em 2019 para R$ 496,8 milhões em 2020.

O caminho do Koerich até o top 3 do varejo nacional

Vale lembrar que o Grupo Koerich também é um dos mais premiados no Top of Mind – com 25 honrarias conquistadas em 25 edições. O prêmio, um dos mais importantes da região Sul, é o reconhecimento das marcas mais lembradas pelos catarinenses, apontadas por pesquisa do Instituto Mapa, que realiza o evento em parceria com a NSC Comunicação. Na edição de 2019, a última com pesquisa, o Koerich foi premiado como grupo familiar de destaque.

O grupo recentemente anunciou investimento no próprio laboratório de inovação, o KLab, que permite propor, mais rapidamente, soluções alinhadas aos desejos e necessidades dos consumidores catarinenses. Uma dessas inovações já está disponível para o público: o Konta, primeiro e único aplicativo financeiro de uma rede de varejo de SC.

Em junho, o grupo Koerich anunciou pesados investimentos no KAD, centro de distribuição construído com avançadas tecnologias e inaugurado em 2017 em Biguaçu. Para a ampliação, a empresa está investindo mais de R$ 10 milhões em acréscimo de espaço logístico em 10 mil metros quadrados. A nova área permitirá aumentar em 50% o total de produtos disponíveis. Os investimentos dos últimos meses geraram 100 novos postos de trabalho e outros serão abertos nos próximos empreendimentos.

Também em junho, o Koerich inaugurou uma megaloja no centro de Joinville, a terceira neste formato da Koerich em Santa Catarina – a primeira foi aberta em abril em São José. Esses espaços mais amplos, com foco na experiência de compra, autoatendimento, linha maior de produtos, áreas de convivência e até mesmo disponibilidade para o cliente fazer as compras acompanhado de animais de estimação, fazem parte de uma estratégia de diversificação que contempla os 65 anos da empresa, comemorados neste ano.

Confira o ranking do Prêmio Valor 100 – comércio varejista

1º) Lojas CEM: 38,0 pontos

2º) Assaí: 35,0 pontos

3°) Lojas Koerich: 31,0 pontos

4º) Havan: 28,5 pontos

5º) Grupo Carrefour Brasi:l 28,0 pontos

6º) Casa Granado: 23,0 pontos

7º) GPA: 22,5 pontos

8º) Lojas Colombo: 17,5 pontos

9º) Magazine Luiza: 17,5 pontos

Colunistas