A cidade de Jaraguá do Sul passou a contar nesta semana com um Centro de Excelência em Treinamento para profissionais de manutenção de carros elétricos ou híbridos de todo o Brasil. A iniciativa é do Instituto SENAI de Tecnologia em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, que está localizado na região do distrito de inovação do Município do Norte de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O ambiente será utilizado para a capacitação de mecânicos que desejam migrar para a nova tecnologia, trabalhadores de concessionárias e montadoras, além de bombeiros e socorristas que precisam atuar em resgates de veículos elétricos, e outros interessados.

SC dos elétricos: Estado se prepara para despontar na produção de veículos no país 

O centro de excelência já possui laboratórios de segurança de baterias e de powertrain, que trata do módulo que recebe energia da bateria e a transfere para o sistema de tração. Outro ambiente é a área de intervenção em sistemas energizados, isolado para evitar acidentes.

Continua depois da publicidade

A implantação do novo espaço de treinamento tem a cooperação do grupo Stellantis, detentor de marcas renomadas do setor, que cedeu modelos de veículos em regime de comodato para as capacitações, além de equipamentos eletroeletrônicos veiculares para aulas práticas. Tanto que o primeiro curso, que iniciou na segunda (5) e prossegue até sexta (9), é destinado para funcionários do grupo.

Outra parceria é com a organização alemã Tüv, especializada em certificação de pessoas. Além dos instrutores que detêm essa certificação, os egressos também poderão optar em receber a certificação internacional.

Capacitações

A programação inicial dos cursos que estão sendo formatados prevê quatro níveis de capacitação. A primeira, chamada F0, terá quatro horas de duração e serve como introdução à segurança de veículos elétricos. É destinado a pessoas que trabalharão perifericamente com a categoria, como vendedores ou lavadores.

Os três níveis seguintes são uma continuidade. F1, de instrução em veículos eletrificados, tem carga de oito horas e é pré-requisito de F2 e de F3. Estes são atividades práticas de técnicas de manutenção em sistemas e componentes. F2 trata de sistemas desenergizados, e é realizado em 32 horas, mais as aulas de F1. O quarto nível é F3, com 16 horas, mais as aulas de F1 e F2, com aulas em sistemas energizados.

Continua depois da publicidade

Mobilidade limpa, segura e acessível

O diretor regional do SENAI-SC, Fabrizio Machado Pereira, observa que haverá uma grande necessidade de profissionais especializados em manutenção de carros elétricos.

— O Brasil tem uma frota de aproximadamente 300 mil veículos elétricos ou híbridos, considerada ainda tímida, mas com tendência de crescimento rápido — afirma.

No último fim de semana, o NSC Total publicou o especial “SC dos Elétricos”, com um panorama sobre a frota de carros elétricos no estado, que chegou a 22.735 neste ano. Jaraguá do Sul está na 10ª posição estadual, com 630 carros elétricos ou híbridos emplacados no Município, segundo o Detran-SC.

Veja registros da capacitação

Continua depois da publicidade

Leia mais

Os novos carros elétricos que devem ser lançados no Brasil até o fim do ano 

Carro elétrico de até R$ 1 milhão é o mais procurado de SC no site OLX

Destaques do NSC Total