Desde sempre a gastronomia acompanhou as culturas, mudanças sociais, econômicas e tecnológicas de cada época e nos anos 80 não foi diferente. É interessante pensar no quanto os costumes alimentares e as bebidas evoluíram até os anos 2000. Normalmente, algumas tendências e influências marcaram essas décadas.

Continua depois da publicidade

Por exemplo, os anos 80 foram marcados por inovações, como o micro-ondas, transformando completamente o preparo das refeições. Alguns preparos ficaram até mais práticos, além do eletrodoméstico popularizar alimentos rápidos e congelados.

Na mesma época, pratos internacionais e comidas prontas começaram a fazer parte do cotidiano, intensificando a diversidade na alimentação. Alguns dos costumes desenvolvidos pelas comidas populares da época foram:

  • Crescimento do consumo de pizza congelada e TV dinner
  • Popularização de pratos como sushi e tacos
  • Valorização da praticidade e da experimentação gastronômica

Continua depois da publicidade

Já a partir dos anos 90, as redes de fast food se expandiram globalmente, tornando a alimentação “mais prática”. Os hábitos alimentares passaram a valorizar opções rápidas, mas, em contraponto, a busca por bem-estar também cresceu.

Bebidas e lanches, considerados saudáveis ganharam espaço, enquanto as cafeterias estilizadas, como a Starbucks, reforçaram o café como experiência social.

Novos costumes influenciaram fortemente o modo de se alimentar fora de casa, deixando a culinária caseira um pouco de lado.

Continua depois da publicidade

No entanto, na virada para os anos 2000, o que mais se destacou foi a fusão de diferentes cozinhas e o interesse crescente em saúde e sustentabilidade. Novos conceitos foram criados, como a culinária molecular, que trouxe experiências sensoriais e visuais.

Os cardápios passaram a ter uma grande variedade de shushis, burritos e pizzas criativas. O consumo consciente e a valorização de ingredientes naturais passaram a orientar as escolhas dos consumidores.

As bebidas seguiram as tendências de cada época, representando gostos, estilos de vida e influências externas. Cada década trouxe suas escolhas preferidas e novidades em evidência.

Continua depois da publicidade

  • Anos 80: destaque para cocktails como Blue Lagoon e Piña Colada em festas e celebrações
  • Anos 90: grande consumo de refrigerantes e sucos, impulsionado pelo marketing
  • Anos 2000: popularidade crescente da água engarrafada e adaptação do café a novos estilos de vida

*Sob supervisão de Pablo Brito

Você pode gostar de ler também sobre revista que foi febre nos anos 80 volta às bancas para a alegria dos fãs.