Foi confirmada nesta semana mais uma morte por dengue em 2025 na cidade de Itajaí, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde. A vítima foi uma mulher de 60 anos, moradora do bairro São Vicente. Ela apresentava comorbidades como hipertensão arterial sistêmica e diabete 2.

Continua depois da publicidade

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) investigou e confirmou o caso. A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde acompanhou o processo e realizou as medidas de controle e prevenção na região onde residia a vítima.

Em maio desse ano, uma mulher de 82 anos, moradora do bairro São Judas, também morreu devido à dengue.

Só em 2024, foram registradas 39 mortes por conta da doença. Atualmente, os bairros mais afetados são:

  • São Vicente – 661 casos;
  • Cordeiros/Murta – 506 casos;
  • Dom Bosco – 454 casos;
  • Cidade Nova – 382 casos.

Continua depois da publicidade

Município soma mais de 3 mil casos positivos de dengue em 2025

O boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira (27) aponta 3.214 casos positivos de dengue em Itajaí. Somente em abril, houve 1.274 notificações positivas para a doença, enquanto em maio foram 991 casos. Posteriormente, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, ocorreu uma queda no número de ocorrências. Até a última sexta-feira (27), 233 casos da doença foram confirmados.

Vigilância Epidemiológica orienta sobre cuidados e prevenção

A Vigilância Epidemiológica reforça que, apesar da redução, a circulação da doença continua. Portanto, é crucial que os moradores se atentem aos sintomas: febre, dor de cabeça, náuseas, vômito, dor no corpo, dor atrás dos olhos, diarreia e manchas vermelhas pelo corpo.

Para atender os moradores que apresentarem estes sintomas, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h dos bairros São Vicente e Cordeiros.

Para evitar a proliferação do mosquito: utilize repelentes; deixe lixeiras bem tampadas; recolha e descarte corretamente o lixo do quintal; cubra piscinas e recipientes que podem acumular água; tape os ralos e baixe as tampas dos vasos sanitários; limpe a bandeja externa da geladeira; e evite o acúmulo de entulho no terreno de casa.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Balneário Camboriú inicia reurbanização da Praia Central com investimento de R$ 31 milhões

Festival gastronômico de Balneário Camboriú tem pratos exclusivos na 16ª edição