Um passo importante foi dado para tirar do papel um objetivo antigo da prefeitura de Blumenau: a construção de uma nova ponte na região da Itoupava Norte, formando um Complexo Viário. O financiamento de R$ 50 milhões foi confirmado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e possibilitará, além da travessia, a revitalização da Praça Governador Jorge Lacerda.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Em 2022, o NSC Total revelou com exclusividade os projetos prévios da ideia que ganhou mais força com o anúncio do BRDE na última sexta-feira (16). Na prática, a nova ponte será paralela à que existe na Rua Santa Catarina (chamada de Irineu Bornhausen).

A nova travessia sairá da Rua Alfredo Hering, perto do campus 2 da Furb, e terminará na 2 de Setembro. Com isso, as duas pistas da Irineu Bornhausen terão sentido único, em direção à Rua Bahia, enquanto a nova ponte vai ser apenas para o motorista que quiser sair da Rua São Paulo e seguir para a Itoupava Norte. A estrutura também terá duas pistas, além de calçada e ciclovia.

Assista ao “esboço” de como será o complexo

O projeto contempla também a revitalização da praça perto da escola João Widemann — e que ficará ao lado da saída da nova ponte — e a “via projetada 128”, uma rua a ser criada antes da travessia, em paralelo à Rua São Paulo, para servir de retorno a quem seguirá à Rua Coronel Feddersen, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Para tornar tudo isso realidade, a próxima etapa consiste em enviar a revisão do projeto e orçamento para análise do BRDE. Assim que o banco der o “ok” para a prefeitura, o processo licitatório começará. Se tudo ocorrer conforme o previsto, a obra deve iniciar ainda este ano.

A conexão dos bairros Itoupava Seca e Itoupava Norte é sensível para a mobilidade da cidade e, por isso, a novidade foi comemorada pelo prefeito Egidio Ferrari (PL):

— É uma obra que vai gerar mais segurança e impulsionar o desenvolvimento da nossa região Norte — avaliou.

Veja fotos do anúncio

Leia mais

As inusitadas e divertidas propagandas que circulavam em jornal de Blumenau nos anos 1930

Continua depois da publicidade