Blumenau tem uma nova ponte sobre o Rio Itajaí-Açu na prancheta. O Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan) aprovou investimento de R$ 350 mil nos projetos prévios de uma travessia na Itoupava Norte paralela à atual ponte Irineu Bornhausen. Ela ligaria as ruas Alfredo Hering e 4 de Fevereiro — onde ficam o Guarani Esporte Clube e a Escola João Widemann.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Pelo esboço apresentado pela prefeitura de Blumenau ao Coplan, seriam 140 metros de ponte, que funcionaria em binário com a estrutura existente na Rua Santa Catarina. A mais antiga traria os veículos do bairro para o Centro e a nova, no sentido inverso. No encontro com a Rua 2 de Setembro os estudos devem indicar a melhor opção de organizar o tráfego. Semáforos ou um viaduto, por exemplo.

O projeto envolve ainda a construção de um trecho de uma via projetada para conectar as duas pontes. Para a passagem dela seria necessário desapropriar imóveis.

Com o dinheiro aprovado pelo Coplan, agora a prefeitura lançará licitação para contratar levantamento topográfico e estudos geológico, geotécnico, hidrológico, de tráfego, de impacto de vizinhança, ambiental simplificado e anteprojeto viário.

Continua depois da publicidade

A conexão dos bairros Itoupava Seca e Itoupava Norte é sensível para a mobilidade de Blumenau. Desde já é importante que as comunidades do entorno acompanhem o desenvolvimento do projeto.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Prefeito de Blumenau veta lei contra obras particulares que danificam ruas

Escola enxaimel da Blumenau colônia será restaurada para virar centro cultural

Leitura da bíblia nas sessões da Câmara de Blumenau é derrubada pelo TJ

Oktoberfest Blumenau define a nova cervejaria oficial

Símbolo nazista é pichado em placa de igreja em Pomerode

Destaques do NSC Total