nsc
dc

Susto

Nova tempestade de areia causa estragos e assusta moradores no interior de São Paulo; veja vídeos

Fenômeno também deixou municípios sem energia elétrica nesta sexta-feira (1º)

01/10/2021 - 15h38

Compartilhe

Folhapress
Por Folhapress
Moradores filmaram o momento da tempestade
Moradores filmaram o momento da tempestade
(Foto: )

Cidades do Oeste Paulista foram tomadas, no início da tarde desta sexta-feira (1º), por uma tempestade de areia que causou diversos estragos. A região foi coberta por uma densa nuvem de poeira, acompanhada de fortes rajdas de vento. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Entre os estragos, estão destelhamentos de imóveis, quedas de árvores e o rompimento de fiações. Por conta disso, alguns municípios registraram, ainda, interrupção no fornecimento de energia elétrica, como em Dracena (638 km de SP) e Presidente Prudente (a 556 km da capital), esta última a maior cidade do Oeste Paulista.

> Tempestade de areia atinge cidades de SP e MG e assusta moradores; veja vídeo

Em Presidente Prudente, o Aeroporto Estadual Adhemar de Barros registrou danos em sua estrutura, que passa por avaliação da Defesa Civil. Segundo o chefe do órgão municipal, Renato Gouveia, não houve ocorrência com vítima na cidade até o momento. 

Nas redes sociais, moradores da região compartilharam com espanto registros do fenômeno. Conhecido como haboob, ele costuma se formar a partir de tempestades comuns de chuva e de vento em períodos de seca e baixa umidade.

A tempestade de areia é parecida com a que avançou sobre Franca e Ribeirão Preto, ambas também no interior de São Paulo, no último domingo (26). Um avião chegou a balançar devido a força de uma nuvem poeira.

Leia também:

Sexta-feira tem chuva forte com chance de temporais em SC

Vídeo mostra carroça desgovernada quebrando cerca e invadindo casa em Barra do Sul

Rochas podem indicar vulcão em SC; entenda

Colunistas