A Prefeitura de Criciúma vai inaugurar, na manhã deste sábado (15), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Dalbí José Sebastiana, a terceira do município. Integrado à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Boa Vista, o espaço foi reformado e ampliado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O local terá atendimentos de urgência e emergência 24 horas por dia e sete dias da semana. Os serviços da UPA serão administrados pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, técnicos administrativos, higienizadores, agentes de manutenção e vigilância e coordenador.

— O município de Criciúma tem investido em uma saúde de qualidade e ampliando o acesso para toda a população, atendendo as demandas da comunidade. Na UPA 24h Dalbí José Sebastiana, esperamos alcançar, em média, aproximadamente 5 mil atendimentos por mês, diminuindo a demanda nas UPAs do Rio Maina e da Próspera — afirmou o secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano.

Estrutura e serviços

A UPA 24h Dalbí José Sebastiana está situada em uma área total de 6.186.17 m², com 939.88 m² de área construída. O investimento total para as obras de reforma e ampliação do espaço foi de R$ 650 mil, proveniente de recursos da prefeitura. Ainda, está prevista a construção de uma sala de raio-X.

Continua depois da publicidade

Assim como as UPAs do distrito do Rio Maina e do bairro Próspera, a unidade do bairro Boa Vista ofertará os serviços de classificação de risco, atendimentos médicos e de enfermagem, testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatites), Covid-19 e dengue.

Cabines de autoatendimento são disponibilizadas na BR-101 no Sul de SC

Além disso, a unidade fornecerá apoio aos atendimentos de urgência das UBSs, realizando consultas médicas em regime de pronto atendimento.

Já a UBS Boa Vista será administrada pela Prefeitura de Criciúma, com horário de atendimento das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. Lá, estarão disponíveis serviços como: consultas médicas, de enfermagem e odontológicas; salas de vacinação (de segunda-feira a sábado); farmácia para dispensação de medicamentos e serviços de educação em saúde.

Nome da UBS

Nascido em Criciúma no dia 21 de março de 1950, Dalbí José Sebastiana iniciou suas atividades na cidade como mineiro. Aos 19 anos, casou-se com Sara Maria de Oliveira Sebastiana. Juntos, construíram sua família e estabeleceram moradia no bairro Boa Vista.

Continua depois da publicidade

Dalbí também foi vereador de Criciúma em 2004 e participou ativamente de eventos que contribuíram para o desenvolvimento das comunidades. Após lutar contra uma doença de cardiopatia, o profissional faleceu no dia 4 de março de 2014, deixando seu legado nos bairros Boa Vista e São Francisco.

Veja fotos da nova UPA de Criciúma

Leia mais

Suspeitos de espancar e enterrar homem vivo são presos em SC

Pedágio fica mais barato no trecho Sul da BR-101 a partir desta quinta-feira

Morte de trabalhador atacado por pitbulls em Criciúma foi fatalidade, conclui investigação

Destaques do NSC Total