nsc
dc

Imunização

Novas doses da vacina contra a Covid-19 chegam a Santa Catarina

Doses serão distribuídas nesta segunda-feira para os municípios, afirmou o secretário de Saúde André Motta Ribeiro

24/01/2021 - 07h58 - Atualizada em: 24/01/2021 - 08h48

Compartilhe

Cláudia
Por Cláudia Morriesen
foto mostra avião que trouxe as vacinas contra coronavírus para santa catarina
Voo chegou às 8h40, no Aeroporto de Florianópolis
(Foto: )

As primeiras doses da vacina contra o coronavírus da Oxford-AstraZeneca chegaram a Santa Catarina na manhã deste domingo (24). Elas vieram em um avião que aterrissou no Aeroporto de Florianópolis às 8h40. Esta vacina foi desenvolvida na Índia em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que informou que começaria o envio das doses para os Estados neste sábado (23).

> Astrazeneca e CoronaVac: as diferenças entre as vacinas da covid-19 em SC

— Estamos recebendo algo em torno de 47 mil doses. Hoje elas serão catalogadas e divididas, para a partir de amanhã (segunda-feira, 25) serem distribuídas para todos os municípios catarinenses. A logística está pronta há várias semanas. O critério é o mesmo, fase 1, que ainda não foi completada. Vamos usar caminhão e, se o tempo permitir, distribuiremos também de avião — garantiu o secretário de saúde do Estado, André Motta Ribeiro.

Segundo ele, o planejamento inicial é que todas as vacinas que chegaram neste domingo sejam administradas como primeira dose. A Secretaria de Saúde ainda aguarda documentação da Anvisa garantindo que novas doses chegarão no prazo certo, para que possa liberar que todas as doses sejam utilizadas agora. Assim como a CoronaVac, o imunizante da Fiocruz precisa de duas aplicações. O intervalo entre elas é de 12 semanas.

Da mesma forma que ocorreu com a vacina CoronaVac na semana passada, as novas doses serão encaminhadas ao centro de distribuição em São José, na Grande Florianópolis, para separação aos municípios. Depois, a remessa será transportada às regionais para que sejam distribuída às cidades. Ainda não há definição de quantas doses cada um dos 295 municípios receberá.

foto mostra chegada das vacinas e recebimento pela comitiva do governo
Secretário de Saúde André Motta Ribeiro participou da comitiva que recebeu as vacinas
(Foto: )

As vacinas vindas da Índia chegaram ao país na noite desta sexta-feira (22). Da Base Aérea, seguiram em caminhões refrigerados para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos para checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.

> ‘Vamos ser vacinados e vamos continuar tendo que usar máscaras’, diz pesquisadora da Fiocruz

Entenda

Próxima pandemia: de onde virá?

Colunistas