Recentemente, um jovem católico italiano tomou os noticiários e as redes sociais por conta da possibilidade de vir a se tornar o primeiro santo da geração Millennial.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

No momento, Carlo Acutis está passando pelo demorado processo de canonização da Igreja Católica, que conta com diversos requisitos – inclusive a prova de que a pessoa tenha, de fato, realizado um milagre na vida de outro. Mas, apesar de toda a investigação ainda estar sendo feita, o menino já possui seguidores, orações e novenas.

Continua depois da publicidade

Então, para você que não conhece a história de Acutis, te contamos aqui quais são as razões para ele estar se tornando um beato e qual é a sua oração oficial.

Afinal, quem foi Carlo Acutis?

Nascido no dia 3 de maio de 1991 em Londres, Carlo Acutis viveu a maior parte de sua cida entre as cidades italianas de Milão e Assis e, numa primeira vista, aparentava ser um jovem comum.

Ele, contudo, se destacava entre as multidões após as pessoas o conhecerem devido a sua simpatia, fé e inteligência. Por conta de sua crença, o menino era conhecido como o “Influenciador de Deus” ou também como o “Padroeiro da Internet”, visto que espalhava a mensagem do Senhor através da web. Ele utilizava, então, da tecnologia para compartilhar a sua fé no catolicismo.

Continua depois da publicidade

A sua vida, entretanto, foi curta. Isso porque em setembro de 2006 surgiram os primeiros sinais de que ele estaria doente. Dias depois, Carlo recebeu o diagnóstico: era portador de uma leucemia fulminante, que viria a ser o motivo de sua morte no dia 12 de outubro de 2006, na cidade de Monza, Itália – coincidentemente, a data celebra no Brasil o Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Mas, mesmo tendo vivido apenas 15 anos, dois milagres foram atribuídos a sua existência. O primeiro deles aconteceu em 2010, em Campo Grande, Capital do Mato Grosso do Sul, mesmo sem o adolescente nunca ter vindo ao país latino. Na cidade, uma criança também portadora de uma doença rara e congênita teria se curado depois de tocar as roupas do garoto expostas em uma paróquia do município.

Naquele dia, o padre Marcelo Tenório, da Paróquia São Sebastião, era quem realizava a missa que teria em exposição as peças do jovem italiano.

Continua depois da publicidade

O avô da criança, desesperado com o diagnóstico do neto, o levou até o local na espera de um milagre – que, segundo a família, realmente aconteceu. Em uma entrevista ao G1 MS, o padre disse que a criança “estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular. Ela não comia nada, não ingeria nem sólido nem líquido e teve a cura logo depois”.

Em 2020 o Vaticano reconheceu esse milagre realizado por Carlo Acutis. E, agora em 2024, o papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído a Acutis (ele teria ajudado a curar uma jovem na Costa Rica após um acidente), o que significa que ele pode ser elevado à santidade e canonizado. A Igreja, contudo, ainda não confirmou quando isso vai ocorrer.

Orações para Carlo Acutis

Visto que Acutis era muito popular na internet, foi justamente uma usuária do X, rede social antigamente conhecida como Twitter, que compartilhou a oração oficial de Carlo Acutis:

Continua depois da publicidade

“Ó Pai, que nos deu o testemunho apaixonado do jovem Venerável Carlo Acutis, que fez da Eucaristia o centro de sua vida e a força de seu empenho diário porque mesmo os outros Te amaram acima de qualquer coisas, faça com que possa ser em breve considerado um dos Beatos e Santos de Sua Igreja. Confirme minha Fé, alimente minha esperança, revigore minha Caridade, à imagem do jovem Carlo que, ao crescer com estas virtudes, agora vive perto de Você. Conceda a graça que tanto desejo…Confio em Você, Pai, e em Seu amadíssimo Filho Jesus, na Virgem Maria, nossa doce Mãe, e na intercessão de Seu Venerável Carlo Acutis.”

Novena de Carlo Acutis 

O perfil @Lauravsconcelos, que fez a Thread sobre Carlo Acutis, revelou que está sendo organizada uma novena entre os dias 3 e 11 de outubro de 2024 para que todos que quiserem possam rezar ao futuro santo. Toda a programação da novena está no site da Comunidade Católica Shalom.

Leia mais

O que é o livro de Salmos na Bíblia e por que ele é tão importante?

Como descobrir o Evangelho do Dia e o que ele significa

Destaques do NSC Total