Um novo ciclone extratropical irá afetar o tempo em Santa Catarina entre a próxima segunda (8) e quarta-feira (10). Conforme e Defesa Civil, o risco será alto para ocorrências associadas a chuvas intensas, raios, vendavais e queda de granizo.

Continua depois da publicidade

Todas as regiões devem ser afetadas pelo fenômeno. Conforme o órgão estadual, os temporais pode ser severos em algumas regiões.

Quais regiões de SC serão mais afetadas

No Grande Oeste, parte do Alto Vale do Itajaí, Serra, Planalto Norte e Litoral Sul, as tempestades ganham força entre a tarde e a noite da segunda-feira, se mantendo ao longo da terça. 

Já entre a Serra, Planalto Norte e Litoral, a instabilidade tende a avançar a partir da manhã da terça-feira, também com condição para temporais acompanhados de chuva intensa e vendavais. Nestas áreas, o principal risco está associado a alagamentos, enxurradas. 

Apesar de a chuva perder força na quarta (10), o vento associado ao ciclone ganha força, sobretudo no litoral. A próxima semana será marcada por instabilidade frequente no Estado, conforme a Defesa Civil. 

Continua depois da publicidade

Metsul prevê ciclone intenso

A MetSul Meteorologia emitiu alerta para a formação de um ciclone intenso no Rio Grande do Sul.
Segundo os meteorologistas, o sistema se originará da interação entre áreas de baixa pressão vindas do Pacífico e do Paraguai.

A pressão atmosférica deve cair para valores atipicamente baixos, chegando a 980 hPa próximo à costa, o que indica grande intensidade do ciclone.

Fim de semana terá sol e calor

Antes do ciclone, o fim de semana será de sol e calor em toda Santa Catarina. Na tarde do sábado (6) as máximas ficam em torno dos 30°C em todas as regiões e chegam aos 35°C no Oeste e pontos do Litoral Sul, conforme a Defesa Civil.

No domingo (7) esquenta ainda mais e os termômetros marcam de 33 a 35°C na maioria das áreas, podendo se aproximar dos 40°C no Extremo Oeste. Em ambos os dias, há condições para temporais isolados pelo Estado, sobretudo entre o Meio-Oeste, Sul e Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Veja recomentações da Defesa Civil

Infográfico explica como se forma o ciclone