nsc
hora_de_sc

História

Novo livro reúne mais de 500 fotos da Ponte Hercílio Luz

"Ponte Hercílio Luz - uma Ligação de Amor" será lançado nesta quinta-feira (29)

27/07/2021 - 13h29

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Ponte Hercílio Luz - uma Ligação de Amor
A edição bilíngue português-inglês reúne em 236 páginas cerca de dois anos de garimpagem de informações e de imagens
(Foto: )

O arquiteto, fotógrafo e programador visual Joel Pacheco lança o livro Ponte Hercílio Luz - uma Ligação de Amor: é o sexto título independente do pesquisador da paisagem, da etnografia e da cultura popular da Ilha de Santa Catarina. O lançamento acontece nesta quinta-feira (29), das 19h às 22h, na sala Terraço do hotel Faial Prime Suites, no Centro de Florianópolis.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

A edição bilíngue português-inglês reúne em 236 páginas cerca de dois anos de garimpagem de informações e de imagens de um dos monumentos símbolos de Santa Catarina. A ideia de publicar a obra é antiga.

- Era para ser um dos [meus] primeiros livros - comenta o autor. - Foram surgindo outros projetos e novas prioridades. As reformas da ponte andavam muito lentamente, e eu não via nenhuma perspectiva com vistas ao restauro. Ela foi interditada. Foi um desânimo total ver o cartão-postal ruir, e parecia que não teríamos uma solução.

> Museus Virtuais: Renascimento e Barroco no norte europeu são tema de nova sessão

Joel registrou suas primeiras fotos da Ponte Hercílio Luz, despretensiosamente, na década de 1980, quando ingressou no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

- Essas imagens se perderam no tempo e não tinham qualidade - ele diz. - O acervo mais sistemático comecei por volta do ano 2000.

Além de sua própria produção, que soma milhares de fotografias, ele pesquisou os arquivos do antigo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), onde encontrou imagens do projeto original norte-americano (1919); do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC); do Arquivo Histórico de Blumenau (SC); da Casa da Memória de Florianópolis; do arquivo digital do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); do acervo fotográfico do engenheiro fiscal da construção, Felipe Bündgens, cedido por Marco Aurélio Ramos; e outros particulares.

> Douglas Souza no BBB 22: Boninho faz convite oficial ao jogador

O resultado é uma coletânea de mais de 500 fotos coloridas e em preto e branco, entre históricas, de várias reformas e os olhares atuais de Joel. Junto ao conteúdo prioritariamente visual, o autor relata aspectos históricos deste marco da maior ponte pênsil do Brasil, que por 49 anos foi a única conexão entre o território continental de Santa Catarina e a Capital. Parte importante da ligação afetiva que Joel Pacheco nutre pela ponte foi forjada ainda na infância, pois ele morou dos seis aos 14 anos com a família sob a cabeceira insular, em uma casa que não existe mais, ao lado do Forte Santana.

Uma cota da tiragem de Ponte Hercílio Luz - uma Ligação de Amor será doada a bibliotecas públicas, de escolas municipais e de universidades, como também à Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Os exemplares poderão ser adquiridos nas principais livrarias da cidade por R$ 100.

> Yasmin Brunet detona juízes e tem live derrubada: "Roubado na cara dura"

Durante a sessão de lançamento, será exibido um vídeo de cerca de 20 minutos sobre a Ponte Hercílio Luz, que Joel editou a partir de suas pesquisas para a execução do livro - confira abaixo. Também será apresentada uma exposição de 23 fotografias em preto e branco feitas por Joel. Na ocasião, o exemplar estará à venda pelo preço promocional de R$ 50.

Leia também:

> The Witcher: atleta russa chama atenção por usar amuleto da saga nas Olimpíadas

> Canadense usa inteligência artificial para simular conversas com sua noiva, morta em 2012

> À espera de frio intenso, Florianópolis prepara abrigos para pessoas em situação de rua

Colunistas