nsc
dc

Desenvolvimento

NSC apresenta os 5 eixos do SC Ainda Melhor com prioridades do Estado nas eleições 2022

Projeto da NSC apresentou desafios e avanços para SC nos próximos quatro anos elencados por mais de 80 entidades

20/06/2022 - 11h01 - Atualizada em: 23/06/2022 - 08h52

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Luana
Por Luana Amorim
SC Ainda Melhor foi lançado nesta segunda-feira
Evento de lançamento do SC Ainda Melhor ocorreu nesta segunda, em Florianópolis
(Foto: )

A NSC Comunicação apresentou nesta segunda-feira (20) os cinco eixos do projeto SC Ainda Melhor, que aponta prioridades e caminhos para o desenvolvimento do Estado nos próximos quatro anos. Os temas devem orientar a cobertura jornalística das eleições 2022 e também poderá auxiliar os pré-candidatos na composição dos planos de governo.

O lançamento da nova fase do projeto ocorreu em um evento na manhã desta segunda-feira, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), em Florianópolis.

NSC inicia debates do SC Ainda Melhor para fortalecimento do Estado nas eleições 2022

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O evento contou com a presença de representantes de entidades ouvidas no levantamento, dos presidentes dos principais poderes do Estado, como Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público e Assembleia Legislativa, além do TCE. As lideranças ressaltaram a importância do projeto ao reunir prioridades e percepções das principais entidades para a construção do fortalecimento do Estado nos próximos anos.

Também participaram cinco pré-candidatos ao governo de SC nas eleições de 2022: o atual governador Carlos Moisés (Republicanos), Jorginho Mello (PL), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (União Brasil) e Ralf Zimmer (Pros).

Os cinco eixos do SC Ainda Melhor (confira a lista abaixo) foram apresentados pelos colunistas da NSC: Ânderson Silva, Dagmara Spautz, Estela Benetti, Renato Igor e Raphael Faraco.

Durante pouco mais de uma hora, foram discutidos temas como os desafios da infraestrutura, da educação e da eficiência na gestão. No fim do evento, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Leopoldo, Augusto Brüggemann, destacou que o projeto contribuiu com a qualificação do debate eleitoral. Ele reforçou o combate às notícias falsas, as chamadas fake news, que segundo ele têm sido uma preocupação, defendeu a urna eletrônica e a democracia.

- É preciso avançarmos nos temas que realmente importam para a próxima eleição. Que possamos gastar nossa energia não no combate às fake news, inventadas e requentadas a cada eleição, mas sim com a difusão da boa informação, marca do povo catarinense - afirmou.

Eixos do SC Ainda Melhor

Eixo 1 — Investimento em Infraestrutura

Eixo 2 — Educação e qualificação de mão de obra

Eixo 3 — Ampliar o protagonismo de SC

Eixo 4 — Eficiência na gestão e visão de estadista

Eixo 5 — Investimento em saúde a longo prazo

SC Ainda Melhor

O SC Ainda Melhor ouviu 81 entidades para apontar as prioridades de investimentos e os caminhos para o fortalecimento do Estado nos próximos quatro anos. Os temas foram divididos em cinco eixos, que abordam os temas infraestrutura, educação, protagonismo, eficiência na gestão e investimentos em saúde. O material foi compilado em um livro que será entregue às entidades e a pré-candidatos nas eleições de 2022 em SC.

Além disso, os eixos apontados pelas entidades vão pautar a cobetura jornalísica da NSC das eleições 2022. Ao longo desta semana, a NSC apresenta detalhadamente os desafios e prioridades apontados pelas entidades em cinco reportagens publicadas nos telejornais da NSC TV e no portal NSC Total.

Leia o ebook do SC Ainda Melhor

Avaliação de lideranças e entidades

Lideranças de entidades que ajudaram a elaborar o SC Ainda Melhor, de instituições políticas, poderes e do governo de SC participaram do lançamento desta edição do SC Ainda Melhor e avaliaram a contribuição da iniciativa para o planejamento e o desenvolvimento do Estado.

Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo NC, controlador da NSC Comunicação:

“Acho que a NSC, como empresa de mídia relevante que é aqui em Santa Catarina, não poderia se furtar de fazer esse trabalho de trazer os anseios das comunidades, das organizações, para a sociedade, para que Santa Catarina seja ainda cada vez melhor”.

Mario Cezar Aguiar, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc)

“O Estado de SC é um estado comunitário, associativista, então ouvir as entidades, como o grupo NSC fez, é extremamente importante para que a gente possa construir uma proposta aos candidatos, fazer seu planejamento de governo. Então é fundamental ouvir a sociedade catarinense, assim como a sociedade organizada, para que se possa fazer um bom governo”.

Salomão Ribas, escritor, advogado, doutor em Direito, ex-deputado

"Eu penso que que o SC Ainda Melhor é uma forma de captura das informações e das aspirações da sociedade civil politicamente organizada. E isso é um marco na história de SC".

Fernando Comin, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)

"Já disseram que não há regime melhor que a democracia. E a democracia é justamente isso. Poder auscultar, ouvir a sociedade, para que os governantes possam dimensionar a gestão de acordo com as realidades do nosso tempo e as necessidades da nossa sociedade. Portanto, um evento como esse é absolutamente importante no momento que antecede o processo eleitoral e traz aos pré-candidatos uma possibilidade de agenda positiva".

Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC)

"É fundamental, primeiro, o diálogo que conseguimos construir, instituições públicas e privadas, (para) os melhores caminhos para os problemas de Santa Catarina, da nossa sociedade. Temos vários problemas que têm que ser enfrentados, e se não for por meio do esforço conjunto, da compreensão dos problemas e das soluções, nós não vamos conseguir avançar nessas pautas que são tão importantes para o nosso Estado".

João Henrique Blasi, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC)

"Considero um projeto bastante importante, na medida que ouviu um importante segmento da sociedade catarinense, cada qual tendo sua opinião em assuntos que conhece, e portanto podendo fazer um balizamento da opinião dos catarinenses em geral em aspectos estratégicos do seu dia a dia".

Leopoldo, Augusto Brüggemann, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC)

“O importante deste evento é trazer efetivamente o que é uma eleição. É trazer o que é a informação correta em tempo real contra a fake News, que é o que está nos atormentando no Tribunal Regional Eleitoral”.

Moacir Sopelsa (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)

"É importantíssima a iniciativa porque é a sociedade que sabe onde precisa das ações. É a sociedade que sente no dia a dia as ações que o poder público precisa fazer. E essa iniciativa dá uma direção de que você possa inclusive, com essas indicações, fazer os investimentos nas áreas prioritárias".

Carlos Moisés (Republicanos), governador de Santa Catarina

"Para nós é muito confortável receber essas sugestões, até porque é um governo que tem pautado ouvir a sociedade, ouvir as associações de municípios, fazer um movimento municipalista de fato, que é onde a vida acontece. A vida acontece nas cidades. Então ouvir as pessoas é o melhor caminho para tomar as melhores decisões".

Lideranças de SC no lançamento da nova edição do SC Ainda Melhor
Presidentes de entidades e dos poderes estaduais acompanharam apresentação dos eixos do SC Ainda Melhor
(Foto: )

Reveja o lançamento do SC Ainda Melhor

Leia também

Quem são os pré-candidatos a presidente nas Eleições 2022

Quem são os pré-candidatos ao governo de SC nas Eleições 2022

União Brasil e PT garantem maior parte do Fundo Eleitoral; veja valores por partido

Colunistas