nsc
dc

Reconhecimento

NSC é a mais premiada no 1º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação

Empresa foi reconhecida com 12 prêmios nas categorias Estadual e Regional

29/10/2021 - 12h28

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Nas categorias regionais, a NSC teve oito trabalhos reconhecidos
Nas categorias regionais, a NSC teve oito trabalhos reconhecidos
(Foto: )

A NSC foi a grande vencedora do 1º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação com 12 premiações nas categorias Estadual e Regional. Só no estadual, a NSC garantiu o primeiro lugar em Mídia Impressa e Telejornalismo, além de dois segundo lugares. 

Nas categorias regionais, a NSC teve oito trabalhos reconhecidos, nas regiões da Grande Florianópolis, Sul e Norte. A divulgação dos resultados ocorreu na quinta-feira (28). Ao todo, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) reconheceu 37 jornalistas, de todas as regiões do Estado.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A premiação contempla as categorias de mídia impressa, internet, fotografia, rádio e TV, divididas nas categorias regional e estadual. Os vencedores das regiões Norte, Sul, Oeste, Vale do Itajaí, Serra e Grande Florianópolis disputaram o prêmio Estadual. 

- Esses prêmios reforçam como a nossa equipe é talentosa e como o jornalismo que fazemos é fundamental. Temos responsabilidade, sinergia, competência, criatividade, indignação, leveza, prestação de serviços, humanismo, e tudo isso com um foco principal: o fortalecimento da sociedade catarinense - afirma César Seabra, diretor de Jornalismo.

O reconhecimento estadual ao primeiro lugar no telejornalismo foi feito ao trabalho desenvolvido pela equipe da NSC TV sobre a corrida de Santa Catarina na busca por soluções para o Coronavírus realizadas pela UFSC e Unesc. A reportagem desenvolvida pela equipe formada por Dener Alano, Douglas Márcio, Chico Duarte, Priscila Yuyama, Renato Soder, Sarah Castro e Giuliane Gava havia recebido também a primeira colocação regional Grande Florianópolis. A produção foi ao ar em um momento que Santa Catarina enfrentava aumento de casos e óbitos pela Covid e valorizou e mostrou os estudos e pesquisas que estavam sendo desenvolvidos no Estado.

> NSC vence prêmio de valorização da biodiversidade da Fapesc com reportagem multimídia

> Como SC avança na proteção e enfrenta o desmatamento

A segunda colocação na mesma categoria também foi da NSC TV, com reportagem sobre os danos neuropsiquiátricos causados pela Covid 19. Desenvolvida pela jornalista Raquel Schneider, em Criciúma, a produção contou também com a participação de Rogério Danielski e Nilton Pont. Na categoria Mídia Impressa, a jornalista Lariane Cagnini garantiu a primeira colocação com a matéria publicada no DC sobre a modernização no sistema de produção de camarão na região de Laguna, que tem garantido o retorno seguro e rentável da atividade.

Ainda estadualmente, a NSC foi premiada com o segundo lugar na categoria Radiojornalismo com o podcast Rasga o Véu – Os desafios da Mulher na Tecnologia e Ciência, que já havia ganhado a primeira colocação regional. 

> Saiba quem são os 32 vencedores do Prêmio Inovação Catarinense

O podcast que está na segunda temporada é produzido pelas comunicadoras da NSC, Eveline Poncio, Mariana de Ávila e Milena Lopes. O conteúdo produzido em áudio e vídeo aborda de uma forma leve e jovem, assuntos que ainda hoje são tabus na nossa sociedade, como feminismo, saúde da mulher, racismo e os desafios para termos uma sociedade mais igualitária.

Na etapa regional, que habilitava os premiados a disputarem o prêmio estadual, a NSC foi reconhecida com os trabalhos em todas as mídias com cinco primeiros lugares, dois na segunda colocação e 1 terceiro lugar.

VENCEDORES ESTADUAIS

Telejornalismo

1° LUGAR: SC na corrida contra a Covid: UFSC estuda vacina contra coronavírus e Unesc faz testes

2° LUGAR: Pesquisa investiga se pandemia está causando danos neuropsiquiátricos às pessoas

Mídia Impressa

1° LUGAR: Sul de SC Investe na retomada do camarão

Radiojornalismo

2° LUGAR: Podcast Rasga o Véu – Os desafios da mulher na tecnologia e ciência

ETAPA REGIONAL

GRANDE FLORIANÓPOLIS

Radiojornalismo

1° LUGAR: Podcast Rasga o Véu – Os desafios da mulher na tecnologia e ciência

Telejornalismo

1° LUGAR: SC na corrida contra a Covid: UFSC estuda vacina contra coronavírus e Unesc faz testes

2° LUGAR: Chuva de tainha

SUL:

Mídia Impressa

1° LUGAR: Sul de SC Investe na retomada do camarão

Telejornalismo

1° LUGAR: Pesquisa investiga se pandemia está causando danos neuropsiquiátricos às pessoas

2° LUGAR: Tecnologia desenvolvida em SC ajuda indústrias na captura de CO2

3° LUGAR: Estudos apontam que pacientes podem perder memória e função cognitiva por causa da Covid

NORTE:

Radiojornalismo

1° LUGAR: O Papel das Startups catarinenses durante a pandemia em Santa Catarina

Leia também

SC tem mais de 420 mil pessoas fora do prazo para segunda dose contra Covid

Até quando vai chover em SC e por que esse frio em pleno outubro?

Conheça em fotos as 12 praias de Santa Catarina com selo Bandeira Azul

Colunistas