NSC lança o projeto SC Ainda Melhor para debater o futuro do Estado

O projeto nasceu em 2018 e desde então, durante as coberturas eleitorais, ouve a comunidade, especialistas e entidades para trazer questões essenciais ao futuro de SC

Compartilhe:

SC Ainda Melhor identifica e discute os cinco eixos essenciais para o desenvolvimento do Estado (Foto: Felipe Carneiro, BD)

Foi dada a largada. Daqui a um ano moradores de todas as cidades do país irão às urnas para escolher quem representará a população na presidência da República, nos governos dos Estados, Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional. E mais uma vez o eleitor catarinense poderá contar com o “SC Ainda Melhor”, projeto da NSC que identifica e discute os cinco eixos essenciais para o desenvolvimento de Santa Catarina.

Continua após a publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O projeto nasceu em 2018 e desde então, durante as coberturas eleitorais, ouve a comunidade, especialistas e entidades para trazer questões essenciais ao futuro do Estado. Os desafios são elencados e cabe aos políticos ouvirem e compreenderem essas necessidades.

Continua após a publicidade

Nas últimas eleições gerais os temas escolhidos foram gestão da dívida do Estado, foco da segurança pública, investimento em tecnologia, valorização da educação, inteligência e eficiência na gestão, e visão de estadista. Dessa vez, o SC Ainda Melhor terá a missão de redefinir as prioridades depois da crise intensificada pela pandemia da Covid-19.

— Este momento é muito importante para a cidadania e o nosso papel é estar ao lado das pessoas, trazendo informações que promovam a reflexão e contribuam para a tomada de decisão, por meio de um jornalismo ético e responsável. Temos o compromisso de mostrar todos os lados e também acompanhar os compromissos assumidos, como sempre fizemos — afirma Mário Neves, presidente da NSC.

Para o chefe do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da UFSC, Lauro Mattei, que participou das discussões desde a primeira edição do projeto, a lista das prioridades no próximo ano deve ser pautada na necessidade de programas de infraestrutura, sobretudo na área de habitação, saneamento e transportes urbanos e de combate ao desemprego, à desigualdade e à fome, entre outros.

— Programas conjunturais do ponto de vista de atacar descompassos setoriais e regionais que ainda existem e sobretudo os problemas sociais decorrentes dos impactos da pandemia aqui em Santa Catarina. Os programas existem, mas eles são muito tímidos diante da realidade que a pandemia deixou no Estado — opina.

Continua após a publicidade

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, acredita que para o Estado se desenvolver são necessárias políticas fiscais adequadas, infraestrutura compatível com a relevância econômica e social catarinense, segurança jurídica e agilidade nos processos de licenciamento ambiental. A Fiesc é uma das entidades ouvidas pelo SC Ainda Melhor.

— A importância do projeto está exatamente em identificar quais são os gargalos, quais são as soluções para que Santa Catarina continue sendo um Estado competitivo  — avalia Aguiar.

Continua após a publicidade

— Defendemos a democracia e a pluralidade de ideias e fazemos isso com muita ética e responsabilidade. Queremos mostrar especialmente aos jovens o quanto a democracia é importante para o futuro do país — analisa o diretor de Jornalismo da NSC, César Seabra.

A cobertura eleitoral começou. Reportagens especiais esmiúçam o que está em jogo nessas eleições, qual o cenário vivido neste momento, e o que significa estar em um país democrático que sofre com a disseminação de fake news. Definir as prioridades para o Estado é o começo da caminhada em direção a uma escolha consciente. Como SC pode ser ainda melhor?

Continua após a publicidade

Leia também

Paulo Guedes vem a Florianópolis para evento de mil dias do governo Bolsonaro

Senador denuncia empresário por homofobia durante CPI

Continua após a publicidade

Bolsonaro diz que preço do botijão de gás vai cair pela metade “se Deus quiser”